Curta-metragem "Pôr da Terra" vence o Festival Osga
Vídeo produzido por coletivo de universitários de Belém foi escolhido o melhor curta-metragem de ficção e levou outros quatro prêmios. Sessão especial no Cine Olympia nesta quarta-feira (25) exibe finalistas.
"Pôr da Terra", curta que conta a história de Pedro, um jovem que sofre de transtorno de personalidade, foi o vencedor da 12ª edição do Festival Osga de Vídeos Universitários. A produção do Coletivo Retrago, formado por universitários de três instituições de Belém, ganhou a principal premiação, melhor curta-metragem de ficção, e também as categorias melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro e melhor edição.
Pelo quarto ano consecutivo, a apresentação dos vídeos finalistas e a cerimônia de premiação foram sediadas no Cine Olympia, a sala mais antiga em funcionamento no país. Também foram premiados no evento de sábado (21), “A Viagem do Explorador de Sonhos, como Melhor Vídeo Minuto; e “Ter Mar”, como Melhor Vídeo-Arte. Confira abaixo a lista completa de vencedores por categoria.
Na quarta-feira (25), o Cine Olympia fará uma sessão especial gratuita às 18h30 para exibir novamente os curtas finalistas. Nesta edição, o Osga recebeu número recorde de inscrições, com equipes formadas por universitários da Universidade da Amazônia (Unama) e outras instituições de ensino superior do Estado. Os vídeos foram julgados por especialistas, críticos e cineastas com experiência comprovada.
Antes de anunciar os vencedores da noite, a vice-reitora da Unama, Betânia Fidalgo, ressaltou que o festival é referência em produção audiovisual e já faz parte do circuito cultural da região Amazônica. “Para os alunos da Unama é hora de mostrar o seu trabalho, como podem juntar a criatividade com a ciência e com a técnica que adquirem dentro da Universidade. Para os alunos de outras instituições é o momento de devolver à sociedade aquilo que promovem na condição inicial, que é a educação, base do processo de construção do conhecimento”, afirmou.
Após a exibição dos vídeos finalistas, a divulgação dos vencedores foi marcada pelo barulho das torcidas, que lotaram o Cine Oympia, e pela emoção dos premiados. Muitos deles choraram ao receber a condecoração dos professores do curso de Comunicação da Unama e da vice-reitora da Universidade.
Incentivo - Editor e um dos roteiristas de “Pôr da Terra”, o estudante de publicidade da Unama Lucas Moraga mira no futuro e espera colher os frutos oferecidos pela premiação no festival. “O Osga é uma porta gigante para quem sonha com o audiovisual. Ter um curta premiado é algo de se orgulhar no portfólio”, destacou. Além de Moraga, o Coletivo Retrago é formado por universitários da Unama, UFPA e Feapa e outros estudantes com experiência na área.
Um dos criadores do Osga e professor do curso de Comunicação Social da Unama, Renato Malcher destacou o crescimento do festival, iniciado como uma atividade prática de uma disciplina e que agora tem o reconhecimento do mercado: "O objetivo era que todos pudessem aprender a parte de audiovisual que a gente considera muito importante e, através disso, alunos de qualquer instituição também poderiam adquirir diversos conhecimentos dentro da Comunicação”.
Lista de premiados do Osga 2015:
Melhor Curta-Metragem de Ficção: “Pôr da Terra”
Melhor Vídeo Minuto: “A viagem do explorador de sonhos”
Melhor Vídeo-Arte: “Ter Mar”
Melhor Roteiro: “Pôr da Terra”
Melhor Produção: “Casa Velha”
Melhor Ator: “Pôr da Terra” – Arthur Morbach
Melhor Atriz: “Pôr da Terra” – Marina Lamarão
Melhor Direção: “Mimimi”
Melhor Fotografia: “22”
Melhor Figurino: “Escolhas”
Melhor Edição: “Pôr da Terra”
Melhor Trilha Sonora: “Mimimi”
Melhor Cartaz: “Rosa dos Ventos”
Melhor Campanha de divulgação: “Rosa dos Ventos”
Para assistir ao curta “Pôr da Terra” na íntegra, clique aqui.
Com informações de Julyanne Forte.