UFPA realiza simpósio que homenageia poetas paraenses
Evento está na sua oitava edição e celebra Belém escrita em versos
O Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza nesta quarta-feira (29), no auditório Francisco Paulo Mendes, no campus do Guamá, a oitava edição do Simpósio Olhares sobre o Poético. O tema é “Belém 400 anos de Lira”. A programação vai das 8h30 até 18h30 e inclui palestras, estudos de poemas, exibição de documentários, um sarau crítico-poético com leitura e interpretação de poemas e sorteios de livros. O objetivo é promover a leitura crítica da poesia a fim de traduzir, analisar e interpretar poemas.
Os organizadores pretendem contribuir para a formação de leitores de poesia. Todos os anos, a turma de Estudos do Poema do curso de Mestrado em Letras – Estudos Literários da UFPA homenageia um artista ou crítico literário. Alguns dos homenageados foram Mário Faustino, Benedito Nunes, Max Martins, Dulcinéa Paraense, Age de Carvalho, Bruno de Menezes e Paulo Plínio Abreu. Este ano os homenageados são Belém e os poetas que dedicaram os versos à cidade.
Além disso, o Simpósio recebe João de Jesus Paes Loureiro, Luis Heleno Montoril del Castilo, Galvanda Galvão, Izabela Leal e Vasco Cavalcante como convidados e conta com a participação dos alunos da disciplina Estudos do Poema.
Serviço:
VIII Simpósio Olhares sobre o Poético. Data: 29 de junho de 2016. Horário: das 8h30 às 18h30. Local: Auditório Francisco Paulo Mendes – ILC (Instituto de Letras e Comunicação)/UFPA. As inscrições serão feitas na hora do evento. Investimento: R$ 5,00 (com direito a certificado).