Documentário sobre Mussum promete emocionar o MIMO

'Mussum – Um Filme do Cacildis' conta a trajetória do humorista e sambista Antônio Carlos Bernardes. Confira entrevista com a diretora Susanna Lira

por Paulo Uchôa qua, 21/11/2018 - 12:12
Reprodução/Youtube Documentário 'Mussum – Um Filme do Cacildis' tem consultoria de roteiro do ator Lázaro Ramos Reprodução/Youtube

De 23 a 25 de novembro, em Olinda, será realizado o MIMO. Comemorando 15 anos, o evento aportará na cidade histórica com shows, programas educativos, concertos e filmes. Dentro da programação será exibido o documentário "Mussum – Um Filme do Cacildis", que retrata os momentos marcantes da vida do músico e humorista Antonio Carlos Bernardes. 

Dirigido por Susanna Lira, o projeto irá estrear no MIMO, revelando as faces do artista que foi um dos fundadores do grupo Os Originais do Samba no final da década de 1960. Fazendo graça ao lado de Didi, Dedé e de Zacarias no humorístico Os Trapalhões, durante 30 anos, Mussum se despia do personagem quando as câmeras e as luzes dos Estúdios Globo eram desligadas.

Em entrevista ao LeiaJa.com, Susanna contou o processo para a idealização do documentário. "A gente queria fazer uma avaliação crítica sobre o trabalho dele, revelar que por trás do Mussum existia o Antonio Carlos Bernardes, e que acabou abrindo mão da música para se dedicar à comédia", explica.

Para a cineasta, o lado musical do Mussum é a parte que mais impressionou na construção do filme. "O que mais me surpreendeu foi conhecer o Mussum na música, a dedicação que ele tinha. Grande parte do filme a gente explora esse lado dele de músico e o quanto isso era importante para ele".

Na vida pessoal, o carioca preservava a educação dos filhos e não tolerava repetir as piadas que eram ditas nas esquetes gravadas pelos Trapalhões. Falecido em 1994, Mussum continua fazendo sucesso na era da internet, no advento de memes e de vídeos registrados no YouTube em sua trajetória na trupe de Renato Aragão. 

Com duração de 75 minutos, o filme tem consultoria de roteiro do ator Lázaro Ramos. "O Lázaro tem consciência em tudo no que faz. Ele representa ética, talento e compromisso", pontuou Susanna, ao relembrar a colaboração do marido da atriz Taís Araújo.  

Neste sábado (24), às 18h30, na Igreja da Sé, "Mussum – Um Filme do Cacildis" mostrará a paixão intensa que Antonio Carlos tinha pela música, além da análise madura e equilibrada do humor que ele apresentava na televisão e no cinema. "O filme passeia pelas personalidades dele. A diferença é muito grande entre as duas figuras", conclui Susanna Lira.

LeiaJá também

--> De Tom Zé a Emicida, confira o que rola no MIMO 2018

--> MIMO Olinda terá área VIP com ingressos a R$ 300

COMENTÁRIOS dos leitores