Lembre artistas que também citaram a "verdinha" em músicas
Não foi só a cantora Ludmilla que polemizou com sua canção, o assunto é antigo
"Eu fiz um pé... lá no meu quintal. Tô vendendo a grama da verdinha a um real". A letra da música Verdinha do cantora Ludmilla, aliada a um clipe em que ela aparece fumando um 'cigarro suspeito', é a polêmica da vez. Teve deputado reclamando, gente achando um absurdo, e até contrato a artista já perdeu por conta disso.
O fato é que falar de maconha não é novidade nenhuma na música brasileira. Desde os anos 70, no auge da censura, já tinha gente prestando homenagem à planta. O LeiaJá listou algumas canções conhecidas que citam a erva, pra provar que o assunto é velho.
Erasmo Carlos - Maria Joana
Em 1971, o 'tremendão' lançou uma canção que dizia “Eu quero Maria Joana. Eu sei que na vida tudo passa. O amor vem como nuvem de fumaça”. Passou como música romântica, mas não era, e foi proibida de tocar nas rádios.
Barão Vermelho - Malandragem dá um Tempo
Em 1996, o Barão Vermelho lançou o disco Álbum, que trazia covers de vários artistas. Entre eles, Bezerra de Silva, de quem a banda regravou Malandragem dá um Tempo, conhecida pelo refrão: “vou apertar, mas não vou acender agora”.
O Rappa - A Feira
Umas das bandas de rock de maior sucesso no Brasil nunca escondeu que era a fazer da legalização da erva. “Tô vendendo ervas que curam e acalmam. Tô vendendo ervas que aliviam e temperam”, diz a letra de A Feira.
Gabriel o Pensador e Lulu Santos - Cachimbo da Paz
Até Gabriel o Pensador lançou seu manifesto pela liberação da maconha. E ainda chamou Lulu Santos pra roda. “Apaga a fumaça do revólver, da pistola. Manda a fumaça do cachimbo pra cachola”.
Planet Hemp - Queimando Tudo
No caso do Planet Hemp, o difícil é achar uma música que não fale de maconha.
Raimundos - Nêga Jurema
Se você entender o que Rodolfo canta nessa música, vai ouvir: “na igreja, nas alturas, no barzinho, na prefeitura, no engenho de rapadura nasceu mato de fumá…”