Veja exposições de arte digital sem sair de casa

Mostras transitam entre a imersão em uma floresta a críticas ao uso de mídias sociais

por Junior Coneglian qua, 18/03/2020 - 18:22
Wikimedia Cena da exposição Whispering Pines 10, de Shana Moulton Wikimedia

Por causa da proliferação do coronavírus, inúmeras mostras de arte foram canceladas ao redor do mundo. Visando a necessidade da arte em períodos de isolamento, o LeiaJá destaca algumas exposições digitais que podem ser conferidas sem sair de casa.

1. "Chartasis", no Serpentine Gallery

A exposição de Jakob Kudsk Steensen fica disponível até 31 de março e conta com uma imersão digital em uma espécie de floresta que permanece intacta há centenas de anos. Descrito pela galeria, localizada em Londres, como uma "concepção de 'mídia lenta' do artista, na qual as tecnologias digitais podem promover a atenção ao mundo natural e criar novas narrativas sobre nossos futuros ecológicos", a mostra se torna uma espécie de portal digital, uma jornada simulada que oferece ao público acesso a ambientes naturais passados e presentes, desacelerando e aproximando-se.

2. "Excelências e Perfeições", no Instagram

A artista Amalia Ulman escolheu o Instagram para sua performance. Em sua obra, ela previu como lidaríamos com as mídias sociais. A exposição conta com fotos irreais da artista em quartos de hotéis evidenciando as consequências de um trabalho ficcional.

3. "DIS", de Luren Boyle

Em 2010, logo após a crise financeira, a co-fundadora Lauren Boyle disse ao site Dazed Digital que o DIS foi lançado como um coletivo de arte e uma revista em "resposta às mudanças culturais e estéticas sísmicas que ocorrem na internet". Oito anos depois, no início de 2018, o DIS lançou sua plataforma de streaming, que oferecia o que eles descreveram como "educação em linha não-gênero". A galeria virtual tem mostras instigantes, como "Graus de Repulsa", de Will Benedict e Steffen Jørgensen, e "Mothers and Daughters", de Casey Jane Ellison.

4. "Whispering Pines 10", de Shana Moulton

A exposição foi lançada em 2018 pelo alter-ego da artista Shana Moulton, Cynthia, que deseja ser uma ativista ambiental, apesar de sofrer de severa ansiedade, que a acorrenta em sua casa na Califórnia (EUA). No entanto, na mostra, as tentativas de Cynthia de realizar esse sonho levam a fantasias surreais e alucinações ansiosas.

COMENTÁRIOS dos leitores