Confira três filmes que retratam sobre a saúde mental

por Camily Maciel qui, 15/09/2022 - 17:39
Reprodução / TvZERO Cena do filme "Nise - o Coração da Loucura" (2017) Reprodução / TvZERO

A campanha do Setembro Amarelo enfatiza sobre a valorização da vida e a proteção da saúde mental, um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável. Ela também está relacionada à qualidade da interação individual e coletiva. Confira a seguir, três filmes que retratam que forma positiva e negativa sobre o cuidado da mente dos indivíduos: 

Holocausto Brasileiro (2016) - Com direção, produção da autora Daniela Arbex, o documentário acompanha o emocionante relato da maior e mais silenciosa tragédia já ocorrida no Brasil, a morte de 60 mil pessoas dentro da instituição psiquiátrica do país, o Hospital Colônia de Barbacena, fundado em 1903 na cidade de mesmo nome, que depois teve o apelido de “Cidade dos Loucos”, em Minas Gerais. No fim, ficou conhecido por oferecer um tratamento desumano aos pacientes. Disponível no YouTube. 

Nise: o coração da loucura (2016) - Com direção e roteiro de Roberto Berliner, o drama retrata nos anos 1950 sobre uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época que é isolada pelos outros médicos. Ela  assume o setor de terapia ocupacional, o que indica uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte. Foi indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Longa-Metragem. Disponível no YouTube, Amazon Prime Video, HBO Max, Star+ e Google Play. 

O silêncio dos homens (2019) - Com produção do grupo Papo Homem, o filme/documentário  pesquisa e discute a masculinidade e fornece ferramentas para que a sociedade ajude a educar meninos sensíveis, e também  para que homens já adultos se tornem mais humanos. Apresenta dados e conversas sobre personagens reais e especialistas ligados à saúde mental e sociologia; também sobre as dores, qualidades, omissões e processos de mudança dos homens. Disponível no YouTube.  

COMENTÁRIOS dos leitores