Confira curiosidades sobre o Festival de Cannes

Festival completa 76 anos nesta terça-feira (20)

por Matheus de Maio ter, 20/09/2022 - 14:57
Foto/Divulgação: Festival de Cinema de Cannes Foto/Divulgação: Festival de Cinema de Cannes

O Festival de Cinema de Cannes é consagrado como uma das maiores premiações de cinema do mundo, onde grandes produções são exibidas e contam com estréias adiantadas para uma platéia de críticos. Nesta terça-feira (20) o Festival completa 76 anos de existência. Os melhores filmes exibidos são premiados com a Palma de Ouro, um dos principais prêmios da sétima arte.

Confira curiosidades sobre o Festival realizado na cidade francesa de mesmo nome, localizada na Riviera Francesa, no sul do país, a 690 km da capital, Paris:

1.  O Festival foi criado em 1946 pelo ministro Jean Zay, em forma de protesto pela ingerência de governos fascistas italianos e alemães no Festival de Veneza. A primeira edição seria realizada em 1939, sendo presidido por Louis Lumière, considerado um dos pais do cinema

2. Por mais que fossem aparentemente luxuosas, as primeiras edições da premiação sofriam com falta de verba. Entre 1948 e 1950 a festa não aconteceu e, até 1955, não havia recursos para a confecção de troféus para os vencedores.

3. O primeiro filme a vencer a Palma de Ouro foi “Marty”, de Delbert Mann. Até hoje, este é o único título a vencer a Palma de Ouro e o Oscar de Melhor Filme no mesmo ano.

4. A única cineasta mulher a vencer a Palma de Ouro foi Jane Campion, por “O Piano”, de 1993.

5. O design do prêmio, com um ramo dourado, foi elaborado por Thierry de Bourqueney em 1997. O troféu havia passado por reformulação cinco anos antes. O design original do prêmio é assinado por Lucienne Lazon.

6. Entre os brasileiros premiados em Cannes estão as atrizes Fernanda Torres e Sandra Corveloni, por seus filmes “Eu Sei que Vou te Amar”, de 1986, e “Linha de Passe”, de 2008.

COMENTÁRIOS dos leitores