Relembre a vida e obra de Claude Monet

Esta segunda-feira (14) marca os 182 anos do nascimento do pintor francês

por Matheus de Maio seg, 14/11/2022 - 17:24
 Foto/Reprodução: Monet - Domínio Público Foto/Reprodução: Monet - Domínio Público

Oscar-Claude Monet (1840-1926) foi um pintor francês, considerado pelos estudiosos da arte como um dos principais pintores da Escola Impressionista. Este termo surgiu durante exposição realizada em 1874, quando o quadro de Monet, “Impressão, Nascer do Sol”, foi criticado por retratar uma “impressão”, não a realidade

Monet nasceu em Paris, França, no dia 14 de novembro de 1840. Filho de um comerciante e uma dona de casa, quando tinha cinco anos mudou-se com a família para Saint-Adresse, próximo ao porto de Le Havre, na Normandia. Monet sempre desejou ser pintor, em grande parte incentivado por sua tia Marie-Jeanne Lacadre.

Aos 15 anos, ficou conhecido em sua cidade por fazer e vender caricaturas. O interesse de Monet pela luz e pela cor foi descoberto através de gravuras japonesas de Hokusai, além das pinturas de Eugène Boudin, que incentivou a prática de pinturas ao ar livre, pouco comum à época.

Os quadros produzidos ao ar livre retratavam em grande parte a natureza, a luz do sol nas águas, as mudanças de luz, com largas pinceladas que iam de encontro com a tradição acadêmica da época. É desse período uma de suas principais telas, a “Banhistas de Grenouillière”.

Em 1892, Monet casou-se com a viúva Alice Hoschedé, com quem viveu até seus últimos dias. Em 1918, no último ano da Primeira Guerra, Monet já estava quase cego por conta de uma doença degenerativa. No período, o pintor desabafou: “Sinto que tudo está desmoronando, a minha vista e tudo mais, e já não sou capaz de fazer nada que valha a pena”.

Oscar-Claude Monet faleceu em Giverny, na França, no dia cinco de dezembro de 1926.

COMENTÁRIOS dos leitores