Conheça a origem do forró

Nesta terça-feira (13) é celebrado o Dia Nacional do Forró, em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga

por Matheus de Maio ter, 13/12/2022 - 19:36
Foto/Domínio Público Foto/Domínio Público

O forró surgiu em meados da década de 1930, popularizando-se por volta dos anos 1950 por todo o Brasil por meio do poeta, cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912 -1989), que convencionou o formato do trio de forró composto pelos instrumentos musicais sanfona, zabumba e triângulo. Outros fatores como a migração nordestina para o sudeste, a divulgação midiática nas rádios e o interesse comercial das gravadoras contribuíram para a popularização do estilo musical.

Existem diferentes versões para o surgimento da palavra forró. De acordo com a Enciclopédia da Música Brasileira (1998), a palavra trata-se de uma derivação do termo africano forrobodó, termo esse que é sinônimo de festa, de arrasta-pé ou farra. Essa definição é a mais aceita entre os estudiosos da área. Outra versão aponta a origem no termo inglês for all, vinda da época em que os funcionários ingleses trabalhavam nas construções das ferrovias em Pernambuco e organizavam festas e bailes aberto ao público, onde na entrada estava escrito “For All” e a apropriação do povo nordestino transformou em Forró.

Polêmicas à parte, a primeira gravação da palavra forró que se tem registro fonográfico data do ano de 1937, na canção Forró na Roça, de Manuel Queirós e Xerém pela RCA Victor.

Inicialmente, as letras de forró retratam hábitos e costumes do povo nordestino, assim como temas ligados ao amor, às lembranças e à saudade do Nordeste. Com o tempo as composições passaram a retratar diversos outros temas e assuntos.

No forró, existem gêneros específicos como o Baião, Xote, Xaxado, Coco, Embolada, Arrasta-pé e Rojão. Atualmente os gêneros mais tocados são o Baião, Xote e Xaxado.

COMENTÁRIOS dos leitores