Especial Eleições

ELEIçõES 2012

PT não é mais tão aceito no Recife como antes, sugere pesquisa

A pesquisa mostra que o partido teve uma queda ao longo da campanha

por Élida Maria | qui, 27/09/2012 - 00:02

Divulgação

Atuando à frente da Prefeitura do Recife há quase 12 anos, o Partido dos Trabalhadores que se mostrava com boa aceitação nas primeiras pesquisas eleitorais, com o candidato Humberto Costa (PT) na ponta, não está mais com a mesma desenvoltura. Na última análise realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) e divulgada nesta quarta-feira (26), o PT teve uma rejeição de até 81% entre uma das categorias avaliadas.

A pesquisa aponta que mais de 99,5% dos entrevistados têm conhecimento de qual partido está gerindo o município atualmente. No entanto, quando questionados se o PT merece continuar à frente da prefeitura do Recife, em todas as categorias participantes, o ‘não’, superou o ‘sim’. O público que o partido teve maior aderência foi entre as pessoas de quarta a sétima série do ensino fundamental. Mesmo assim, esse grupo que respondeu ‘não’ chegou a 57% e os outros percentuais foi para quem não sabia ou não respondeu.

Considerando ainda a mesma pergunta citada, a pesquisa mostra quais os principais grupos avaliados que não optam pelo partido. 73% das pessoas que recebem mais de cinco salários mínimos, 69% de 24 a 34 anos e do sexo masculino e 81% dos entrevistados com nível superior, responderam que o PT não merece continuar à frente da capital pernambucana.

Outra pergunta da pesquisa eleitoral relacionada a legenda é: qual o candidato a prefeito do Recife que melhor representa a oposição ao PT? Nesta indagação Geraldo Julio (PSB) foi o escolhido em primeiro lugar com 34,4% das menções, seguido por Daniel Coelho (PSDB) com 20,7% e Mendonça Filho (DEM) com 5%. O mesmo questionamento foi feito trocando o partido pelo atual prefeito, João da Costa (PT). Os resultados apontaram Geraldo com 30,6% das citações, Daniel Coelho com 18,4% e apesar de ser do PT, Humberto Costa ficou em terceiro lugar com 12,9%.

A pesquisa do IPMN foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) no dia 19 de setembro de 2012, sob o número 00145/2012. 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

comentários

LEIAJA | ELEIÇÕES