Confira os maiores feitos da Formiga

Jogadora foi eternizada na Calçada da Fama do Mineirão

por Vinícius Tomei qua, 23/03/2022 - 23:59
Twitter/@mineirao Twitter/@mineirao

Na última semana, a ex-jogadora da seleção brasileira Formiga foi eternizada com a gravação de seus pés na Calçada da Fama do Mineirão. Miraildes foi a primeira mulher a ter seu nome e pés no local do icônico estádio brasileiro. Com isso, o LeiaJá separou os maiores feitos da jogadora para o Brasil: 

 • Sete Copas do Mundo; 

Em 2019, Formiga se tornou a única atleta, entre homens e mulheres, a participar de sete Copas do Mundo. A jogadora defendeu a seleção Brasileira nas Copas de 1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019. Apesar de todas as participações, a jogadora nunca conseguiu levantar o troféu da competição.  

 Além disso, no mundial de 2019, na França, Formiga conquistou o feito de ser a jogadora mais velha a entrar em campo numa Copa do Mundo Feminina, com 41 anos.  

 • Sete Olimpíadas; 

Em 2021, Formiga entrou mais uma vez na história do futebol mundial. A atleta se tornou a única jogadora a ter disputado todas as edições de Jogos Olímpicos desde a estreia do futebol feminino, em Atlanta, em 1996. 

E como ocorreu com a Copa do Mundo, Formiga quebrou o recorde de jogadora mais velha a participar de uma Olimpíada, com 43 anos.  

 • Mais partidas pela seleção; 

Em 2019, Formiga ultrapassou o jogador Cafu como a atleta que mais vezes vestiu a camisa da seleção brasileira. Cafu possui 149 partidas, já Formiga chegou à marca de mais de 200 partidas defendendo o Brasil, desde amistosos a jogos oficiais.  

• Jogo de Despedida; 

Em 25 de novembro de 2022, Formiga se tornou a única jogadora do futebol brasileiro a ganhar um jogo oficial de despedida. O confronto foi organizado como forma de agradecimento pelos 26 anos defendendo a seleção brasileira.  

 • Homenagens; 

Além de seu nome na calçada da fama e jogo de despedida oficial, Formiga também recebeu homenagem nos quadrinhos da Turma da Mônica, na série "Donas da Rua da História". A ex-jogadora também foi homenageada no Museu do Futebol no projeto Visibilidade para o Futebol Feminino, localizado no Pacaembu, em São Paulo. Em 2015, Formiga foi a primeira jogadora, junto com a Marta, a integrar a Sala Anjos Barrocos, que até então era exclusiva de homens. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores