Simpósio discute negativa familiar para doação de órgãos

Segundo a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), 45% das potenciais doações não são realizadas por causa da recusa de familiares

por Jorge Cosme qua, 25/05/2016 - 09:54
Júnior Aguiar/Sesacre Em Pernambuco, a fila de espera ultrapassa 1,2 mil Júnior Aguiar/Sesacre

A Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) realiza, nesta quarta-feira (25), o 3° Simpósio Pernambucano de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos, com o tema “Reflexões sobre comunicação de má notícia e entrevista familiar para a doação de órgãos”. Em Pernambuco, a fila de espera ultrapassa 1,2 mil pessoas.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, nos primeiros quatro meses de 2015, a CT-PE registrou 4445 doações de órgãos e tecidos. O valor representa um aumento de 21,25% em relação ao mesmo período em 2015. O maior responsável pela melhora foi a doação de córnea, que subiu 71%. Apesar dessa melhora, 45% das potenciais doações não são realizadas por causa da recusa dos familiares.

Para a coordenadora da CT-PE, Noemy Gomes, entre os motivos da negativa familiar está o desconhecimento da população sobre a morte encefálica e sobre a integridade do corpo após a doação. “Precisamos informar que o diagnóstico de morte encefálica segue um rígido protocoloco na sua confirmação e que a família receberá o corpo do ente querido íntegro para realizar todas as cerimônias de despedida. Como a doação só ocorre com a autorização de um familiar de até segundo grau, de acordo com a legislação brasileira, precisamos difundir esse tema”, conclui Gomes.

Dados – De janeiro a abril, foram realizados 445 transplantes em Pernambuco, sendo três de válvula cardíaca, três de rim/pâncreas, 10 de coração, 35 fígado, 68 medula óssea, 88 rim, 238 córnea.

Em 2015, foram realizados 1.348 transplantes de órgãos e tecidos. O quantitativo foi 4,13% menor que em 2014, com 1.404 procedimentos.

Atualmente, a fila de espera por órgãos e tecidos no Estado computa 1.229 pessoas. Desse total, três aguardam por rim/pâncreas, 12 por coração, 25 medula por medula óssea, 57 por fígado, 307 por córnea e 825 por rim. 

Serviço –

3° Simpósio Pernambucano de Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos

Horário de início: 8h30

Local: auditório do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) 

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores