Saiba como obter descontos concedidos pela Tarifa Social

O benefício, oferecido pela Sabesp e pela AES Eletropaulo, permite redução na cobrança de água e energia elétrica à famílias de baixa renda

por Caroline Nunes ter, 13/03/2018 - 14:47

Os moradores paulistanos que se enquadram em condição de baixa renda podem solicitar a Tarifa Social. O benefício é oferecido tanto pela Sabesp quanto pela AES Eletropaulo e concede descontos na cobrança do uso de energia elétrica e água.

No caso da AES Eletropaulo, a Tarifa Social é um desconto progressivo aplicado aos primeiros 220 kWh, destinado às famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita de até meio salário mínimo por pessoa ou que possuam algum integrante que participe do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Para se enquadrar no benefício e obter o desconto proporcional à sua escala de consumo, o cidadão deve ser cliente residencial e, quanto menor for o consumo, maior será o desconto na sua fatura. Por exemplo: quem tem consumo mensal de até 30 kWh, recebe desconto de 65%; 31 kWh a 100 kWh, 40% de desconto.

Para solicitar o benefício na AES Eletropaulo, a família pode entrar em contato pela Central de Atendimento no 0800 72 72 120 ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. A aprovação ou negativa do cadastro na Tarifa Social será informada através de correspondência. Para outras informações, acesse o site oficial da AES Eletropaulo.

Já a Tarifa Social empregada pela Sabesp consiste na redução no preço da tarifa vigente, destinada às residências de uma única família ou habitações coletivas – como cortiços e favelas urbanizadas. Para ter direito ao benefício, é necessário que o consumidor esteja empregado e possua renda familiar de até três salários mínimos; seja usuário do sistema monofásico de energia elétrica; apresente consumo de energia de até 170kWh mensais; e more em habitação sem condições adequadas de segurança e salubridade com área útil de até 60m².

Se o consumidor estiver desempregado, é necessário comprovar que seu último pagamento foi de, no máximo, 3 salários mínimos. Neste critério, o benefício da tarifa social será concedido por até 12 meses, sem renovação. Para outras informações, acesse o site oficial da Sabesp.

COMENTÁRIOS dos leitores