Motoristas de Uber vão fazer ato contra regulamentação
Projetos de lei podem ser aprovados pela Prefeitura de Recife e Olinda
Os motoristas de aplicativo como Uber, 99Pop e Mary Driver organizam uma carreata para a próxima segunda-feira (21), a partir das 8h, com saída em frente ao Classic Hall, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR). O ato é uma forma de protestar contra os projetos de regulamentação do serviço nos municípios de Recife e Olinda.
Entre os pontos desaprovados pela categoria, estão o ano do veículo, cobrança de tributos, burocracia para cadastro, limitação do número de veículos e exigência de placa do município. Os motoristas destacam que no Recife, por exemplo, o projeto de lei feito pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) prevê que só poderão rodar nos aplicativos veículos com cinco anos de uso, sendo que as empresas de aplicativo aceitam até 10 anos de uso.
Em Olinda, o projeto foi redigido pelo vereador Jorge Federal (PR). "Lá, o projeto é mais esdrúxulo: quer limitar o número de motoristas de aplicativos a 50% da quantidade de alvarás de táxis, o que é ruim para a manutenção do serviço e afetará diretamente o cidadão que hoje depende deste tipo de serviço", diz nota da categoria.
A carreata deverá deixar o Classic Hall por volta das 10h. O ato está previsto para seguir até a Câmara Municipal do Recife, onde uma comissão deverá ser recebida pelo presidente da casa, vereador Eduardo Marques (PSB) e pelo líder do governo, vereador Eriberto Rafael (PSB).