Bairro de SP não tem vacina contra poliomielite e catapora

Secretaria Municipal de Saúde informou em nota que a reposição das doses nos postos da Vila Formosa será realizada até o fim da semana

por Nataly Simões qua, 04/07/2018 - 15:18

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Formosa, Zona Leste da cidade de São Paulo, estão sem vacinas contra a poliomielite, vírus que afeta o sistema nervoso e pode paralisar os membros, e a varicela, conhecida popularmente como catapora.

Em uma UBS da Vila Formosa falta a imunização contra a catapora e, segundo a população, os funcionários do posto dizem que não há previsão de quando vão chegar mais vacinas. Em outra unidade do mesmo bairro, não há imunização contra a catapora e a poliomielite, que para garantir a proteção integral demanda três doses até os seis meses de idade.

De acordo com o Ministério da Saúde, 312 municípios do país estão com baixa cobertura para a imunização, e 44 cidades do estado paulista não alcançaram a meta de vacinação do governo federal, entre elas, a capital, que vacinou apenas cerca de 30% das crianças com até um ano.

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que a taxa de imunização em São Paulo é de aproximadamente 85%. “O município de São Paulo tem um sistema próprio de registro nominal de vacinas, e esse sistema está com dificuldade para migrar nossos dados para o sistema oficial do Ministério de Saúde”, diz a coordenadora municipal de imunização, Maria Lígia Ramos Nerger.

A pasta informou em nota que a reposição das doses nos postos da Vila Formosa será realizada até o fim da semana.

COMENTÁRIOS dos leitores