Planta invasora ameaça bioma da Caatinga e preocupa

Nim Indiano tem sido utilizado pelo poder público e população devido ao crescimento rápido, copa vistosa e perfume das flores

por Jorge Cosme seg, 01/10/2018 - 13:05
Wikimedia Commons Segundo biólogo citado em recomendação do MPPE, plantas exóticas competem com as nativas e podem causar alterações de estrutura e extinção Wikimedia Commons

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu uma recomendação ao prefeito de Carnaíba, no Sertão de Pernambuco, para que substitua o plantio da árvore Nim por outra espécie nativa da região do Pajeú. Segundo o texto, a árvore, que é de origem da Índia, pode causar um prejuízo à biodiversidade da caatinga, com a consequente eliminação de plantas nativas.

O Nim Indiano está espalhado pela cidade de Carnaíba, em ruas e prédios públicos. Segundo o MPPE, o próprio poder público e organizações da sociedade civil estão utilizando o Nim Indiano para arborização das cidades. "Em alguns casos, esta planta pode eliminar as plantas nativas da região, o que não é nem um pouco louvável", diz texto assinado pelo promotor Ariano Tércio Silva de Aguiar.

A recomendação também cita análise de biólogo da Universidade Federal do Ceará, Marcelo Freire Foro. Ele diz: "Além de reduzir a biodiversidade, as plantas exóticas invasoras competem com as plantas nativas, podendo causar alterações de estrutura e composição das comunidades vegetais nativas e até mesmo a sua extinção".

O Nim tem se adaptado com sucesso ao clima semiárido, respondendo bem mesmo quando não recebe água regularmente. "Isto se deve ao fato da árvore conseguir acessar a água nas camadas mais profundas do solo, com seu sistema radicular eficiente. Possui crescimento relativamente rápido, fornecendo sombra com poucos meses após o plantio. O crescimento rápido, a copa vistosa e o perfume de suas flores têm convencido cada vez mais os moradores a plantarem o Nim em suas calçadas", aponta outro trecho.

Na recomendação, o promotor pede que o prefeito faça a substituição do Nim por árvores nativas do bioma Caatinga na arborização da cidade "sabendo que muitas espécies da Caatinga são capazes de oferecer sombra em nossas calçadas, e ainda não oferecem risco à encanação, pois possuem raízes pivotantes, que crescem verticalmente".

Ainda de acordo com o promotor, a substituição não deve ser súbita. À medida que a espécie nativa for crescendo, uma poda preventiva poderá ser realizada no Nim Indiano. Deverão ser evitadas queimadas, carvoarias e demais atos degradadores ambientais. A população deverá ser instigada a seguir a recomendação. "Vamos ajudar nosso bioma! A Caatinga precisa da ajuda de todos nós. E esta é uma forma simples e objetiva de contribuir com a natureza", solicita a recomendação.

COMENTÁRIOS dos leitores