Após quatro mortes, abrigo para idosos é fechado na RMR
Durante visita nesta quinta-feira (17), foi encontrado um idoso com desnutrição, desidratação e feridas no corpo
O Lar de Idosos Filhos de Asaff, na zona rural de Itapissuma, Região Metropolitana do Recife (RMR) está sendo fechado na manhã desta quinta-feira (17). Ao todo, 17 idosos estão sendo removidos do local devido às condições precárias. O local despertou a curiosidade dos órgãos após o registro de quatro mortes em curto período de tempo.
A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), como é oficialmente tratada, havia sido fechada em 2016. Na ocasião, houve a interdição por problemas como produtos vencidos e falta de higiene. Entretanto, o abrigo voltou a funcionar em novo endereço sem conhecimento da prefeitura.
Do fechamento em 2016 até o final de 2018, houve quatro mortes de pessoas oriundas da ILPI. Segundo uma técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), nos quatro casos as mortes eram de idosos com desnutrição. O fato da Vigilância Sanitária que fez uma primeira visita e acionou o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciappi).
Em outubro de 2018, uma ‘força-tarefa’ visitou o novo local e encontrou irregularidades estruturais, com a alimentação, remédios, higiene e documentação. Foi dado um prazo para que o abrigo se regularizasse.
Nesta quinta-feira (17), participam da fiscalização o Ciappi, Procon, Delegacia do Idoso, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, CRAS, entre outros órgãos. Novamente, a casa não estava de acordo com as exigências, com escassez de comida e remédio. Um idoso estava com desnutrição, desidratação e feridas no corpo, saindo do local direto para uma unidade de saúde. Os outros 16 idosos serão levados para uma ILPI em Abreu e Lima.
LeiaJá também
--> Ministério Público investiga maus-tratos em lar de idosos