Falta de seringas paralisa imunização em ponto do Recife

A ação voltada aos idosos foi interrompida na Escola Municipal Dom Hélder Câmara, no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife

por Victor Gouveia seg, 23/03/2020 - 12:12

A primeira etapa da campanha de vacinação contra o H1N1 foi interrompida na Escola Municipal Dom Hélder Câmara, no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, devido à falta de seringas. Por volta das 10h da manhã desta segunda-feira (23), os idosos que foram ao local esbarraram na falta de logística e foram postos de volta para casa.

O ponto de imunização só abriu às 8h30, com pelo menos meia hora de atraso. O tempo de espera resultou em uma extensa fila de idosos; ambiente ideal para a propagação do Covid-19, relatou a professora de educação física Manuela Priori. "Falam tanto de controle, mas como tem a vacina e falta seringa?", questionou ao relatar que o material acabou às 9h30.

Sem disponibilizar fichas, cerca de 15 pessoas ainda estão dentro da escola aguardando a chegada do insumo. Os que foram ao local e receberam a informação sobre a paralisação das atividades, optaram em retornar para casa e evitar aglomerações.

Sem previsão para a chegada das seringas, uma das agentes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) - que não foi autorizada a se identificar - informou que cerca de 150 idosos foram vacinados antes do término das seringas. Com cerca de 30 doses restantes, ela conta que já solicitou a reposição tanto das seringas, quanto do medicamento. “A gente tá aqui à postos só esperando chegar as vacinas”, concluiu. 

COMENTÁRIOS dos leitores