Ceará registra, em média, 2 casos de coronavírus por hora

No Nordeste, estado é o que tem o maior número de casos, segundo dados do Ministério da Saúde

por Katarina Bandeira sab, 04/04/2020 - 10:34
Freepik Fortaleza é uma das cinco cidades que causam preocupação ao Ministério da Saúde Freepik

Dados atualizados do Ministério da Saúde, divulgados na última sexta-feira (3), mostram uma situação preocupante no Ceará. O estado soma 627 casos confirmados da doença e 22 óbitos, segundo dados oficiais da pasta. O número é o maior entre as regiões do Nordeste até agora. Na semana passada, cerca de 54 testes positivos da doença foram registrados por dia. 

Há 20 dias, a infecção causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, contava apenas com três registros no Ceará. De lá para cá o número de infectados mais que dobrou e já são confirmados, em média, dois casos da COVID-19 por hora. Das confirmações, 600 encontram-se na cidade de Fortaleza. 

Na última coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que Fortaleza é uma das cinco cidades que causam preocupação, junto com São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e o Distrito Federal.

Os cinco estados têm os maiores números de casos em relação ao total da população. O Ceará ocupa o terceiro lugar do Brasil, com 6,8 pessoas com Covid-19 a cada 100 mil habitantes. Acima só estão Distrito Federal (13,2) e São Paulo (8,7).

Exames

O secretário da Saúde do Estado cearense, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, também conhecido como Dr. Cabeto, afirmou que a razão para o número de notificações ser maior do que em estados como Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí é a quantidade de testes realizados na população. 

De acordo com o secretário, o Ceará tem realizado, em média, 400 exames de investigação da presença do novo coronavírus a cada dia. De acordo com o último informe epidemiológico da Secretaria, até o dia 1º de abril tinham sido realizados mais de 5.420 exames de diagnóstico da Covid-19.

Os casos confirmados se estendem por 22 cidades, além de Fortaleza. No Brasil, o número de casos confirmados subiu para 9.056. O número de óbitos também aumentou para 359. As mortes estão localizadas nos estados do Amazonas (1), Pará (1), Rondônia (1), Alagoas (2), Bahia (5), Ceará (22), Maranhão (1), Paraíba (1), Pernambuco (10), Piauí (4), Rio Grande do Norte (4), Sergipe (2), Espírito Santo (4), Minas Gerais (6), Rio de Janeiro (47), São Paulo (219), Distrito Federal (5), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1), Mato Grosso (1), Paraná (4), Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina (5). Todos os estados brasileiros já têm casos confirmados da doença.

COMENTÁRIOS dos leitores