Lojas Americanas é fechada pelo Procon e gerente detido

Unidade que fica em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, descumpriu o decreto estadual que fecha o comércio por causa da pandemia do novo coronavírus

por Luan Amaral sab, 04/04/2020 - 15:31
Cortesia Loja localizada em Jaboatão dos Guararapes foi fechada pelo Procon após denúncia Cortesia

O Procon fechou uma unidade das Lojas Americanas em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), por descumprir o decreto estadual em combate ao coronavírus e reabrir a loja neste sábado (4). O gerente do estabelecimento, que não teve seu nome divulgado, foi encaminhado a delegacia de polícia. 

O Procon já havia passado pelo estabelecimento no dia 26 de março, em uma ação de fiscalização, e solicitado o fechamento da loja. Na ocasião ordem foi cumprida, mas uma denúncia feita nessa sexta-feira (3) fez com que a entidade retornasse até a Avenida Manoel Rabelo, onde fica localizada unidade das Americanas. 

No local, a loja foi encontrada em pleno funcionamento. Com o descumprimento da ordem, o Procon fechou imediatamente o estabelecimento e policiais do 25º Batalhão encaminharam o gerente para a delegacia.

As acusações são baseadas no Art.268: "infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa", com pena de até um ano de detenção mais multa, e no Art.330: "desobedecer a ordem legal de funcionário público", com multa e detenção de até seis meses. Além disso, a loja será processada e a multa pode chegar a R$ 1 milhão. 

Além das Lojas Americanas, um armazém localizado na mesma avenida também foi fechado pelo Procon.

*Com a colaboração de Victor Gouveia

COMENTÁRIOS dos leitores