Covid-19: brasileiros descrevem a realidade no exterior

LeiaJá reuniu depoimentos de pessoas que estão longe dos familiares, passando pela angústia de não tê-los por perto

por Paulo Uchôa sex, 08/05/2020 - 17:00
David Oliveira/Arquivo pessoal O pernambucano David Oliveira atualmente mora na Irlanda David Oliveira/Arquivo pessoal

Em dezembro de 2019, o primeiro caso do novo coronavírus, identificado em Wuhan, na China, deixou o mundo em alerta. A doença, até então desconhecida, passou a causar preocupação em diversas pessoas, porém, numa escala um pouco preventiva. Alguns países alinharam esquemas para que a proliferação da Covid-19 fosse totalmente barrada, mas a força desse vilão invisível ultrapassou raciocínios, lógicas e até estudos.

O avanço exacerbado do vírus passou a ter uma atenção que jamais os órgãos de saúde e líderes políticos pudessem imaginar que, um dia, a raça humana estaria ameaçada. Em cinco meses, quase 4 milhões de pessoas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram contaminadas com o coronavírus. Até esta sexta-feira (8), o número de óbitos mundo afora já passa de 270 mil.

No Brasil, a situação está cada vez mais assustadora. De acordo com o Ministério da Saúde, 135 mil pessoas foram infectadas pela Covid-19, e 9.146 morreram. Com os casos da doença aumentando aceleradamente, brasileiros que estão morando em outros países passaram a andar de mãos dadas com a angústia, convivendo através de incertezas longe dos seus familiares.

Transitando pelo caminho do medo e de inúmeros questionamentos, doze brasileiros que moram no exterior relataram ao LeiaJá como é a realidade do coronavírus fora do território nacional, vivendo sem o aconchego da família e dos amigos, em lugares onde a saudade aperta e a vontade de estar junto nessa fase turbulenta só aumenta.

Confira os depoimentos:

COMENTÁRIOS dos leitores