Bares e restaurantes vão poder funcionar até as 22h

Governo de Pernambuco anunciou os novos avanços da retomada de atividades econômicas no estado

qui, 06/08/2020 - 18:13
Andréa Rêgo Barros/Prefeitura do Recife Os centros comerciais e shopping centers também poderão funcionar das 9h às 21h ou das 10h às 22h Andréa Rêgo Barros/Prefeitura do Recife

O Governo de Pernambuco anunciou em coletiva realizada nesta quinta-feira (6) que haverá avanços na retomada de atividades em todas as regiões do estado a partir da próxima segunda-feira (10). Na macrorregião 1, que engloba a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a Zona da Mata, haverá ampliação do horário de funcionamento dos comércios de alimentação, como bares, restaurantes e lanchonete. No Agreste, os polos de confecções também serão retomados. 

A Macrorregião 1 avança para a Etapa 7 do Plano de Convivência com a Covid-19. Com isso, os serviços de alimentação como bares e restaurantes da RMR e Zona da Mata vão poder funcionar das 6h até as 22h. Os centros comerciais e shopping centers também poderão funcionar das 9h às 21h ou das 10h às 22h.

Igrejas e templos vão poder aumentar a capacidade de funcionamento. Aquelas que possuem espaço para até 999 pessoas receberão até 30% da sua capacidade total. Já as instituições com área para mais de mil fiéis poderão funcionar com 20% da capacidade. 

A Macrorregião 2, que compreende os municípios de Caruaru, Garanhuns e seus entornos, no Agreste, seguirá na etapa 6, porém haverá a liberação das feiras dos polos de confecções. "É importante ressaltar que o Governo de Pernambuco vai publicar um novo decreto permitindo o funcionamento dessas feiras, mas irá delegar às prefeituras a regulamentação dessa atividade em seus respectivos municípios", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach. Em Toritama, a feira pode voltar a funcionar no domingo (9).

Na Macrorregião 3, no Sertão, que tem Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada como principais polos, haverá avanço para a Etapa 6 do plano. Os serviços de alimentação e shopping centers poderão funcionar das 6h às 20h, com 50% da capacidade de clientes, assim como academias de ginástica e polos de confecção. O comércio varejista seguirá aberto, com exigência de um cliente para cada 10 metros quadrados da loja.

Na Macrorregião 4, também no Sertão, os municípios da 7ª Gerência Regional, como sede em Salgueiro, e da 8ª Gerência Regional de Saúde, sediada em Petrolina, avançarão para a Etapa 4. Será liberado o funcionamento dos escritórios com 50% da carga e concessionárias de veículos com 100% da carga. Ficam mantidos os demais serviços essenciais que já vinham funcionando, a exemplo do comércio atacadista, além do sistema de delivery e coleta em lojas de material de construção, serviços de alimentação, feiras e polos de confecções.

Também na Macrorregião 4, as cidades da 9ª Gerência Regional de Saúde seguirão na Etapa 4. A exceção fica para Araripina e Ouricuri, que, devido ao aumento de casos, terão que retroceder à Etapa 2 a partir da sexta-feira (7), ficando permitido apenas o funcionamento dos serviços essenciais durante os próximos dez dias.

COMENTÁRIOS dos leitores