EUA podem suspender vistos de estudantes brasileiros
Se aprovada, medida deve prejudicar 14,6 mil alunos matriculados em instituições de ensino estadunidenses
Além da crise sanitária mundial, a pandemia do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) pode trazer prejuízo para 14,6 mil brasileiros que estudam nos Estados Unidos (EUA). A Casa Branca pretende suspender os vistos de permanência dos alunos nascidos no Brasil.
Se aprovada, a proposta deve barrar a entrada dos estudantes brasileiros no país enquanto o decreto de pandemia estiver em vigor. As aulas das instituições de ensino estadunidenses começam em agosto.
Nos últimos dias de julho, o Serviço de Imigração e Controle Aduaneiro (ICE) dos EUA chegou a anunciar o cancelamento dos vistos de estrangeiros que participam de aulas ministradas 100% no esquema Ensino a Distância (EaD). A medida impunha aos responsáveis a matrícula dos alunos no ensino presencial para não serem obrigados a deixar o país. No entanto, com a pressão das mais importantes instituições de ensino estadunidenses, o governo recuou.
Os Estados Unidos são o país com mais casos de infectados e mortos pelo vírus causador da Covid-19. Em todo território estadunidense, são quase 5,5 milhões de contaminados e 172 mil mortes.