Pernambuco recebe 84 mil doses da vacina de Oxford

A estratégia de distribuição do imunizante pelos municípios será definida pelo Comitê Técnico Estadual nesta segunda (25)

por Victor Gouveia dom, 24/01/2021 - 10:55

As primeiras doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegaram a Pernambuco na madrugada deste domingo (24), pelo Aeroporto Internacional do Recife. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram recebidas 84 mil doses do imunizante desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

O governador Paulo Câmara (PSB) explicou que o carregamento foi estocado na central de armazenamento de vacinas e, nesta segunda (25), o Comitê Técnico vai traçar a logística de distribuição. “Na segunda-feira, vamos, juntamente com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a COVID-19 e com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), fazer o monitoramento da distribuição e a pactuação com os municípios do uso das doses da nova vacina. É mais um passo importante nessa nova fase de enfrentamento ao coronavírus”, pontuou.

Na última segunda (18), o estado já havia recebido 270 mil doses da CoronaVac. A SES calcula que todos os 184 municípios e Fernando de Noronha receberam o material em cerca de 18h. A eficácia da vacina depende de duas aplicações, que devem ser administradas em um período de 14 a 28 dias.

Ainda de acordo com a pasta, 34.336 integrantes do grupo prioritário da primeira fase da campanha já receberam a vacina em Pernambuco. Eles estão divididos em 28.712 profissionais da saúde, 3.265 indígenas em reservas, 2.278 idosos institucionalizados e 81 pessoas com deficiência abrigadas.

COMENTÁRIOS dos leitores