Covid-19: internações em UTI diminuem pela 2ª semana em PE
É a primeira vez neste ano que Pernambuco consegue, pela segunda semana consecutiva, diminuir o número de solicitações de leitos
A Secretaria de Saúde de Pernambuco divulgou, nesta quinta-feira (8), que o número de pedidos de internações em UTI diminuiu no Estado. É a primeira vez neste ano que, por duas semanas consecutivas, os números de solicitações de leitos apresentaram queda na central de regulação.
Houve uma redução de 11% na comparação entre a semana epidemiológica 13 e a 12 que, por sua vez, já tinha registrado uma redução de 4% em comparação a semana epidemiológica 11.
Um levantamento da Organização Pan Americana da Saúde (OPAs/OMS) mostra que nos últimos 30 dias, Pernambuco possui a menor taxa de mortalidade do país. Em 2020, o Estado teve a 12ª maior taxa do país. Já no acumulado de 2021, Pernambuco registra a segunda menor taxa.
“Este indicador é reflexo direto do grande esforço de abertura de leitos que estamos fazendo, por determinação do governador Paulo Câmara, e também das medidas de isolamento. Ao todo, desde março, já são 1.578 vagas de UTI, das quais 550 abertas em 40 dias. Com isso, conseguimos internar um número cada vez maior de pacientes, de forma mais precoce, conseguindo, assim, salvar mais vidas”, analisou André Longo.
No entanto, o secretário pede para que a população continue seguindo os protocolos de saúde contra a Covid-19, como o distanciamento social, uso da máscara de proteção e do álcool em gel para que os números continuem melhorando no Estado.
"O seu comportamento ao negar a gravidade do vírus; ao não usar máscara, além de ter um grande potencial de adoecimento para você mesmo, pode levar o sofrimento para quem está ao seu lado. É um comportamento que pode provocar o pior para alguém que você ama. Ações salvam vidas”, pontuou o secretário.