França: homem desmaia após ser atingido por gás de polícia

A agressão foi registrada por moradores. O homem é morador de rua e tem transtorno mental

dom, 17/07/2022 - 14:30
Reprodução/Redes Sociais Momento em que viatura atinge morador de rua na França Reprodução/Redes Sociais

A Inspetoria Geral da Polícia Nacional da França vai abrir uma investigação para apurar o vídeo de um morador de rua sendo atingido no rosto com gás lacrimogêneo por policiais, na madrugada dessa sexta-feira (15), em Seine-Saint-Denis. Nas imagens, a viatura deixa o local enquanto o homem grita de dor e se joga no chão em seguida.

Segundo o autor das imagens, o morador de rua teria jogado objetos em pedestres e em um ciclista, que alertou aos policiais. A viatura se aproxima do homem na avenida Division Leclerc, no cruzamento com a rua Commandant Baroche, em Le Bourget, e dá ré, quando é possível ver o jato de spray disparado por um ocupante do banco de trás. O veículo deixa o local e, de acordo com a testemunha, não retornou para prestar socorro. O homem que filmou a ação teria descido do prédio e dado leite para ajudar a conter os efeitos do gás.

Embed:

Conforme a Time, o prefeito Jean-Baptiste Borsali disse ao Le Parisien que a vítima sofria de problemas mentais e era conehcida por moradores do bairro, que costumama ajudá-la.







“Ele estava presente há muito tempo. Ele não era um cara mau. As pessoas também o alimentavam. Ele sofria de problemas mentais. O primeiro magistrado também foi chamado por moradores que tinham acabado de tomar conhecimento do vídeo: “Ficaram revoltados ao vê-lo gritando de dor”, afirmou.

A deputada Raquel Garrido definiu a atitude dos policiais como intoleráveis e cobrou providências. “Considero intoleráveis tais ações por parte da polícia, especialmente porque a atitude deste senhor obviamente não foi ameaçadora”, publicou.

COMENTÁRIOS dos leitores