Micropigmentação das aréolas recupera autoestima

No mês de combate ao câncer de mama, conheça o procedimento feito em uma camada mais superficial da pele, com pigmentos próprios para a região dos seios

por Camily Maciel qua, 26/10/2022 - 16:59
Pexels/Andrea Piacquadio Pexels/Andrea Piacquadio

A micropigmentação é uma evolução da maquiagem definitiva, uma técnica usada já alguns anos no país. O procedimento é mais conhecido no realce de sobrancelhas e lábios, mas também é aplicado para os seios de mulheres mastectomizadas, para recriar o desenho das aréolas, resgatando a autoestima feminina. O método é feito em uma camada mais superficial e trabalhada com pigmentos próprios para esta região do corpo.

Segundo a especialista em micropigmentação, professora da técnica no Brasil e no exterior, Deise Damas, a micropigmentação paramédica pode suavizar cicatrizes de cirurgias. “No procedimento, são redesenhadas as cores do mamilo e contornos originais. Após a mastectomia, a micropigmentação pode representar uma reconstrução para a mulher e ajuda muito na autoestima. Esta técnica pode também ser feita em mulheres que fizeram cirurgias plásticas ou para acertos de pequenas assimetrias”, explicou Deise.  

A especialista ressaltou que a micro pigmentação das aréolas é feita quando a pessoa sofreu perda do mamilo em decorrência de câncer, acidentes ou nascença. “O trabalho é feito simulando realisticamente em forma de desenho o mamilo, podendo ser feita quando há ou não alguma parte do mamilo. O pigmento é específico para este procedimento, pois as cores devem ser parecidas com as dos mamilos naturais”, detalhou a professora. De acordo com Deise, o pós procedimento é tranquilo, evitando apenas fontes de calor. São feitas duas sessões que leva uma hora e meia cada. O procedimento deve ser repetido em média a cada dois anos.  

Deise Damas é a primeira artista licenciada do Rio de Janeiro pela maior academia europeia de micropigmentação, a Phibrows. Especialista em técnicas naturais em sobrancelhas, lábios, olhos e aréolas, ela ministra cursos no Brasil e na Alemanha e também trabalha na área da estética há mais de 20 anos.  

COMENTÁRIOS dos leitores