PT: As elites não gostam da participação da população

Para Humberto Costa plebiscito ouvirá melhor a sociedade

sab, 06/07/2013 - 15:57
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo O petista lembra que após a consulta a definição será do Congresso Nacional Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

Diante de posições favoráveis e contra ao plebiscito, o senador da base governista, Humberto Costa (PT), defende a sugestão apresentada por Dilma Rousseff (PT) e critica a oposição. Ele acredita que a consulta popular apresentada pela petista é a melhor forma de ouvir a população e suas demandas.

Indagado de como observava a não aceitação de alguns deputados sobre a proposta de Dilma, o petista criticou os oponentes. “Eu acho que a oposição, as elites desse País nunca gostaram da participação direta da população, especialmente, para discutir um tema que tem um grau de relevância que tem a reforma política”, disparou.

Para Humberto, apesar da importância do plebiscito a definição virá da base superior. “O Congresso Nacional sempre é o que dará a palavra final, mas é lógico que ele terá muito mais representatividade em fazê-lo se as decisões que ele tomar seja um reflexo da população. O referendo é um instrumento importante de consulta, mas é uma consulta daquilo que o Congresso já tomou da posição. Além do mais, é muito difícil que os parlamentares que foram eleitos com as regras atuais desejem promover mudanças que possam comprometer sua própria eleição. Então, uma consulta da população antes da tomada da decisão do Congresso é totalmente pertinente”, argumentou.

Depois de explicar ambas as consultas, o senador ratificou a defesa da realização de um plebiscito. “Na minha opinião, plebiscito é melhor porque primeiro a população se posiciona e depois o Congresso encaminha as decisões da população. No caso do referendo, o Congresso Nacional vai tomar uma decisão e depois submeter a população. É lógico que a primeira alternativa requer um peso muito maior da decisão do povo”, acrescentou.

COMENTÁRIOS dos leitores