Jungmann aciona MPPE contra Suape por mortes no litoral

Vereador acredita que o Porto mudou o habitat dos animais

por Élida Maria seg, 29/07/2013 - 11:42
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo A soclitação junto ao MPPE deverá ser feita nesta terça-feira (30) Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

A morte de uma jovem de 18 anos na praia de Boa Viagem por um ataque de tubarão semana passada, e os demais casos aos longos dos anos motivou o vereador do Recife, Raul Jungmann (PPS) a dar entrada num pedido de inquérito civil público contra o Porto de Suape junto ao Ministério Público de Pernambuco. O documento elaborado pelo parlamentar deverá ser entregue nesta terça-feira (30) às 16h30, ao promotor de Meio Ambiente Ricardo Coelho.

Para Jungmann, Suape vem promovendo danos ambientais e deverá compensar os problemas com a destinação de recursos. “Há 20 anos não existe nenhuma política eficiente para combater esse problema. Vários especialistas atribuem a principal responsabilidade a esses ataques ao Complexo Portuário de Suape. Então, a lei da ação civil pública prevê a compensação por danos ambientais, inclusive, com a criação de um fundo para a compensação dos danos provocados”, argumentou.

Devido o problema apresentado pelo vereador ele prometeu pedir ao MPPE a abertura de um inquérito. “Vou pedir a abertura de um inquérito para responsabilizar Suape e solicitar que parte da receita do Porto seja aplicada num fundo para estudos, pesquisas e prevenção para evitar novos ataques, além do ressarcimento das vítimas”, explicou.

De acordo com o vereador após o surgimento do Porto de Suape o habitat dos tubarões foi alterado e provocou a migração dos animais para a Praia de Boa Viagem. “Eles (os tubarões) ficavam em Ipojuca, no habitat deles e lá tinham uma zona de alimentos naturais. Na medida em que desviaram os rios eles de deslocaram para o Norte e agora estão no estuário de Jaboatão e vão para Boa Viagem. Outro problema é os navios que jogam lixo orgânico e atraem os tubarões, é tanto que antes de 1990 quando o Porto não existia quase não se via ataques”, contextualizou Jungmann lembrando há existência de Suape ao longo de duas décadas e os casos de acidentes no mar.

Depois da explanação sobre o caso, o líder da oposição na Câmara de Vereadores ratificou a culpa ao Porto e criticou por falta de providências. “Eu acho que Suape tem essa responsabilidade e tem que pagar o risco que a sociedade vem pagando. Suape mudou o habitat deles e eles se deslocaram para cá”, afirmou.

COMENTÁRIOS dos leitores