Eleitores de 35 cidades devem fazer biometria até março
Só em Recife, o TRE-PE tem que recadastrar mais de um milhão de pessoas
Identificar os eleitores e renovar o processo das eleições brasileiras são algumas das caracterizadas promovidas com o recadastramento biométrico realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE). O processo envolve neste momento apenas 35 cidades pernambucanas, mas tem prazo determinando para encerrar. Tanto na capital onde há 1milhão e 200 mil eleitores, quanto nos demais municípios, terminam em março e o cidadão que não acatar a convocação terá o título cancelado.
Para atender a população de eleitores do Recife que gira em mais de um milhão de pessoas, o TRE-PE disponibilizou 10 postos de atendimentos espalhados em: Centrais de atendimento - Areias, Arruda e Cinco Pontas, além dos postos da Câmara dos Vereadores, Expresso Cidadão Rio Mar, Fórum do Recife (Joana Bezerra), Juizado Especial da Imbiribeira, Avenida Rui Barbosa (anexo ao TRE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Cais do Apolo e Universidade Federal de Pernambuco.
O recadastramento deve ser feito obrigatoriamente por meio de um agendamento prévio através do site do TRE ou no telefone (81). 3194-9400. No dia do atendimento é necessário levar um documento original de identificação como certidão de nascimento ou casamento, RG, Carteira de Trabalho ou de Conselhos profissionais. Já outros documentos como crachás e CPF, por exemplo, não são aceitos.
De acordo com a relações públicas, Telma Galhardo, 64 anos, o procedimento é tranquilo e sem problemas. “Achei o processo rápido e as atendentes muito capacitadas. Outra coisa importante é que eles respeitam o horário agendado”, elogiou a aposentada, assim como o engenheiro mecânico, Nilson Moraes Jatobá, 69. “Tudo rápido e não tive nenhum problema. Eu acho essa evolução fundamental porque moraliza o voto, principalmente no interior que é muito fraudado e com o voto bimétrico isso vai acabar”, comentou.
Segundo a coordenadora da biometria em Pernambuco, Raquel Salazar, um dos principais problemas enfrentados pelo órgão, apesar do processo estar fluindo tranquilo, é a dúvida de eleitores das cidades que não estão passando pelo recadastramento. “Muitas pessoas, moradoras de outras cidades, estão realizando o agendamento e vindo fazer o processo, mas no momento apenas as cidades divulgadas pelo TRE estão passando pelo processo”, explicou.
Dicas – Em virtude de algumas reclamações de acesso ao agendamento, Salazar repassou algumas informações para orientar os eleitores. A coordenadora de biometria sugeriu que os cidadãos ficassem atentos aos 10 postos de atendimento e não apenas a um. “As pessoas devem escolher um posto perto do trabalho e não só da residência, por exemplo, pois alguns lugares como o Rio Mar, possui apenas quatro máquinas e podem ficar sobrecarregados. Já o posto da UFPE há 36 e em breve ampliaremos o do anexo do TRE, localizada na Avenida Rui Barbosa de 26 para 61, posteriormente”, esclareceu garantindo ter condições de atender todos os eleitores até o término do prazo.
Outra informação importante passada por Raquel Salazar é o não comparecimento do cidadão. Ela pede para que as pessoas que não puderem comparecer que cancelem o agendamento, caso contrário, serão punidas com um bloqueio de 30 dias para poder agendar uma nova data.
Conheça as cidades – Os 35 lugares que estão participando do processo de recadastramento biométrico até março são: Afogados de Ingazeira, Altinho, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Cachoeirinha, Camutanga, Canhotinho, Carnaíba, Custódia, Escada, Ferreiros, Garanhuns, Goiana, Ibirajuba, Igarassu, Ipojuca, Itaúba, Itambé, Jurema, Moreilândia, Moreno, Palmares, Petrolândia, Recife, salgueiro, São Caetano, São Joaquim do Monte, São José da Coroia Grande, São José Ferrer, Serra Talhada, Serinhaém, Tabira, Tacaimbó e Timbaúba.
Além destas, outras 12 já passaram pelo processo e inclusive já utilizaram a biometria nas últimas eleições, totalizando desta forma 42: Itamaracá, Itapissuma, Rio Formoso, Tamandaré, Cupira, Sanharó, Fernando de Noronha, Caruaru, Vicência, Macaparama, Catende e Aliança. Para terminar processo e atingir os 143 municípios restantes, o TRE-PE tem até 2018, conforme determinou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).