Deputada diz se sentir aliviada com ajuda do TCE
A deputada Terezinha Nunes (PSDB) afirmou temer uma possível "farra de emancipações"
A deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB), afirmou se sentir aliaviada e satisfeita, nesta sexta-feira (18), ao tomar conhecimento das declarações da presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tereza Duere, afirmando que a instituição vai realizar um estudo sobre a situação dos distritos que desejam ser emancipados em Pernambuco, caso a presidente Dilma sancione a lei aprovada pelo Congresso permitindo que 180 novos municípios sejam criados no país.
A tucana se diz contrária a uma possível "farra de emancipações", principalmente, no período eleitoral. Para ela, as novas cidades poderão se tornar inviáveis como muitas das que foram criadas em outras épocas. "Sabemos que há distritos que podem e devem ser emancipados mas são poucos, pouquíssimos. No momento em que o TCE nos der um panorama vamos poder nos expressar melhor sobre a questão", frisou.
Ela defendeu ainda que a Assembléia contrate outros estudos sobre o assunto e crie uma comissão especial para analisar a questão. "Ao contrário do que muitos imaginam, a lei aprovada não é tão fácil assim de ser cumprida. Felizmente, foram colocados óbices à transformação de distritos em municípios e é possível que os próprios projetos em tramitação na casa precisem ser revistos ou mesmo reapresentados para se adequar à nova legislação", ressaltou a tucana.