PSDB cria Conselho para discutir chapas proporcionais
O PSDB quer formar uma "chapinha" com o DEM, PPS e PMN para concorrer a Alepe
A primeira medida da nova Executiva Estadual do PSDB foi à criação de um Conselho Político para deliberar as articulações sobre a composição das chapas proporcionais da legenda para deputados federais e estaduais. O grupo, definido nesta segunda-feira (17), é composto pelo presidente e deputado federal Bruno Araújo, o vice-presidente e deputado estadual Daniel Coelho, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes e o líder do PSDB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Antônio Moraes.
“O conselho estadual é algo estatutário, mais amplo e formal. Já o nacional é composto pelos governadores do partido e o ex-presidente da legenda José Serra. Aqui optamos para tratar de um assunto determinado, ele está autorizado especificamente para discutir a nossa chapa proporcional”, explicou Bruno. A legenda, que já firmou parceria para a majoritária com o PSB, pretende ampliar o quadro de parlamentares tanto na Alepe quanto na Câmara Federal.
De acordo com Bruno, “o projeto do PSDB é fazer um número maior que nas eleições de 2010”, fazendo um esforço “para melhorar os quadros”. “Vamos fazer, a partir de agora, uma radiografia mais clara desta situação do PSDB, da configuração da nossa chapa de deputados federais e da confirmação que nós já temos de uma candidatura de Claudiano Martins”, disse. Comentando ainda a espera pela decisão do deputado estadual Betinho Gomes, sobre a postulação federal. “E veremos também na chapa estadual quais são as candidaturas que se confirmam, para que possamos fazer uma gestão inteligente desta luta partidária por região e dentro das necessidades que cada um precisa no sentido de contar com o apoio do partido”, completou.
Visando a construção de uma “chapinha” no âmbito estadual, o PSDB tem conversado com outros partidos, como o DEM, PPS e PMN. Segundo Daniel Coelho, as articulações não abrangem a proporcional para deputado federal, que deve permanecer ao lado do PSB.
“Tem conversas sim. Elas estão iniciando, mas na questão de deputado estadual. Para federal o sentimento é de participar da coligação, continuando no chapão. Já estadual, há um sentimento de parte do partido que ainda não é uma definição, mas pelo menos de fazer uma análise das possibilidades de coligação com outros partidos para uma chapinha”, adiantou.