Sem a oposição, CPI da Petrobras é instalada no Senado

Presidência da comissão ficou com o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e a relatoria, com José Pimentel (PT-CE)

por Giselly Santos qua, 14/05/2014 - 14:31
Agência Senado A CPI da Petrobras foi instalada sob a presidência do senador João Alberto Souza (PMDB-MA), senador mais velho presente na reunião Agência Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), instalou, nesta quarta-feira (14), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias contra a Petrobras na Casa. para comandar o colegiado, a base governista escolheu o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e na relatoria o petista José Pimentel (CE). A primeira reunião da CPI exclusiva do Senado está agendada para as 15h30, no encontro os senadores devem definir o plano de trabalho do grupo.

"Nenhuma perda de tempo já que temos um calendário profundamente recheado de eventos, com obrigações do Congresso Nacional, com proximidade do recesso, e vamos ocupar enquanto possamos todo o nosso calendário, toda a nossa energia para cumprir esse mister", declarou. A CPI da Petrobras foi instalada sob a presidência do senador João Alberto Souza (PMDB-MA), senaodr mais velho presente na reunião.

A oposição se recusou a indicar nomes para integrar o colegiado. Eles defendem a instalação de uma comissão mista, o que de acordo com eles já poderá ser organizada, visto que possuem 19 indicações partidárias, entre senadores e deputados, da bancada de oposição. O número é o minímo necessário para a instalação da CPMI. Como seria necessária indicações da oposição, Calheiros fez o papel e sugeriu três nomes, no entanto, deles apenas o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) deverá permanecer como titular. Os outros dois nomeados pelo presidente da Casa foram Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Wilder Morais (DEM-GO).

A comissão, que tem a responsabilidade de investigar denúncias de irregularidades e má gestão na petroleira, é formada por 13 titulares e 13 suplentes e tem prazo de 180 dias para apresentar o relatório final.

 

COMENTÁRIOS dos leitores