Guia eleitoral rende homenagem a Campos
Os principais postulantes ao Senado utilizaram a propaganda eleitoral para relembrar trajetória política do ex-governador
O guia eleitoral dos candidatos ao senado seguiu a mesma linha da propaganda dos postulantes ao governo e à presidência da república. Os principais candidatos, João Paulo (PT) e Fernando Bezerra Coelho (PSB) utilizaram seu tempo de guia para prestar uma homenagem ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que faleceu na última quarta-feira (13), vítima de um acidente aéreo.
O candidato da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, João Paulo, começou o guia externando o sentimento de pesar a família das vítimas do acidente aéreo. O petista ressaltou a trajetória de Campos e a parceria administrativa com Lula e Dilma. “Eduardo, apesar de jovem, construiu uma história marcante no nosso estado. Ele foi um governador que teve sensibilidade política e soube manter o diálogo com Lula e Dilma para fazer uma parceria estratégica com o governo federal. E assim imprimiu a marca de desenvolvimento que deu uma nova dimensão a Pernambuco”, declarou João Paulo, durante o seu tempo de propaganda.
O correligionário de Eduardo Campos, Fernando Bezerra Coelho, não poderia utilizar o seu tempo de guia de outra forma. A homenagem ao ex-governador de Pernambuco se fez presente durante a sua propaganda política. O socialista pontuou a parceria com Eduardo Campos, desde que assumiu a secretaria de desenvolvimento econômico do estado. “Eduardo recuperou a liderança econômica do Nordeste. Eleito o melhor governador do Brasil, nos últimos sete anos, Eduardo não hesitou em se colocar na disputa presidencial”. Emocionado, no discurso de encerramento, o ex-ministro recitou a frase dita por Eduardo Campos, que hoje virou bordão de campanha política, mas não apenas da Frente Popular: ‘Não vamos desistir do Brasil!’. “Eduardo, nós vamos estar firme na sua luta. A luta por Pernambuco e pelo Brasil”, concluiu Fernando Bezerra Coelho.
Os demais candidatos utilizaram seu curto espaço de tempo durante o guia para apresentar seus ideais políticos.
O uso da imagem de Eduardo Campos passa a ser proibida pelo TRE, sob pena de pagamento de multa fixa, no valor de R$3 mil. A ação impetrada pela família do ex-governador de Pernambuco, permite apenas que os candidatos da coligação da Frente Popular utilizem a imagem de Campos.