TRE-PE apreendeu mais de 3 mil propagandas no Recife
As apreensões, de acordo com o órgão, foram, em sua maioria, de fiscalizações diárias da Comissão. Do total, 10% foi de denúncia dos cidadãos
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) recolheu 3.239 materiais de propagandas irregulares, dos candidatos que disputam as eleições deste ano, em toda a capital pernambucana. As apreensões foram feitas pela Comissão de Propaganda Eleitoral do Recife (CPROPAG) no período de 6 de julho a 2 de setembro. As apreensões, de acordo com o órgão, foram, em sua maioria, de fiscalizações diárias da Comissão. Do total apenas 10% foi de denúncia dos cidadãos.
Entre as peças de campanha apreendidas estão: 1.515 bandeiras; 332 banners; 1.171 cavaletes; 73 placas; 19 carros de som; 2 minitrio elétrico; 1 minibus e 126 outros tipos de propaganda.
De acordo com o juiz da Propaganda Eleitoral, Alexandre Pimentel, o número não é maior que em 2010. “Este ano também temos o fator de estarmos trabalhando com ferramentas novas, entre elas a internet. Temos cerca de 20 pessoas monitorando as redes sociais, principalmente para o próximo domingo”, observou o magistrado.
As denúncias recebidas pela Comissão são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para que o órgão analise e emita alguma ação judicial, caso seja necessário. Até o domingo (5), qualquer cidadão pode denunciar as irregularidades nas ruas da capital pernambucana. A Comissão do TRE recebe os dados por email: propaganda@tre-pe.jus.br ou através do telefone 3194-9196. Ao registrar a queixa o eleitor deve informar dados como: data, hora, local do ocorrido, nome dos envolvidos e se possível enviar fotos ou vídeos.