Lula recorda ‘coragem e dedicação’ de Manoel Santos

Ex-presidente e outros políticos lamentaram a morte do deputado estadual

por Giselly Santos seg, 20/04/2015 - 08:41
Reprodução do Facebook/Manoel Santos Ex-presidente foi um dos fundadores do PT juntamente com Manoel Santos Reprodução do Facebook/Manoel Santos

O ex-presidente Lula (PT) enalteceu a trajetória do deputado estadual Manoel Santos (PT) falecido nesse domingo (19), vítima de câncer no esôfago. Segundo Lula, o deputado petista defendeu com “coragem e dedicação às causas populares”. Chamando-o de Manoel da Serra, como era conhecido por ser de Serra Talhada, o ex-presidente afirmou que o momento é de “tristeza e saudade”. 

“Manoel Santos, nosso querido Manoel de Serra, dedicou sua vida à ampliação dos direitos dos trabalhadores rurais do Nordeste e de todo o país. Um grande amigo e companheiro que fará muita falta para as lutas sociais do Brasil”, afirmou em nota. 

Um dos fundadores do PT, Manoel Santos se destacou na luta pelos direitos dos agricultores. Foi presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e dirigente da legenda no estado. 

A deputada estadual e presidente do PT em Pernambuco, Teresa Leitão, ressaltou o “orgulho” que sempre teve do correligionário. "O PT perde um grande dirigente, os trabalhadores perdem um grande líder, a Alepe perde um excelente deputado e eu perco um companheiro de luta, que sempre nos deu orgulho e confiança. Pernambuco, de luto, agradece e referencia a sua trajetória", frisou.

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), da qual Manoel era membro, também se posicionou sobre o falecimento do petista. “Manoel deixa para os companheiros da Assembleia Legislativa um exemplo de dedicação e seriedade na vida pública. Com uma história construída ao lado dos trabalhadores rurais do Estado, ele sempre colocou o seu mandato parlamentar a serviço das melhores causas de Pernambuco, em especial à luta dos pequenos agricultores, dos homens e mulheres do campo”, destaca em nota.

Outros líderes políticos também enalteceram a trajetória do petista. Veja:

"Manoel foi um homem de lutas, que sempre se dedicou intensamente às causas que abraçou e que construiu uma trajetória marcante ao longo de sua vida, com passagem por entidades históricas como a Fetape, a Contag e a CUT. Nos últimos meses, também enfrentou com rara coragem a doença que o acometeu. Quero, portanto, neste momento, levar meu abraço de solidariedade a toda a sua família por essa grande perda." Ministro Armando Monteiro (PTB)

"Mané, como costumava chamar, além de um amigo e companheiro de lutas sempre foi um exemplo. Ao longo de sua trajetória política, não foram poucas as vezes que vi Mané colocar em risco a sua própria vida para defender os trabalhadores rurais. Manoel era negro, agricultor e começou a trabalhar cedo no campo. Dedicou a sua vida a defender aqueles que como ele enfrentaram as dificuldades para viver da agricultura familiar no País. Manoel deixará uma lacuna na política e uma grande saudade." Senador Humberto Costa (PT)

"De personalidade marcante, Manoel Santos era um dos mais respeitados líderes sindicais de Pernambuco e do Brasil. Um homem de posições firmes que ficará na nossa história como líder comprometido com as causas mais nobres do povo brasileiro. Que Deus ilumine e dê conforto aos seus familiares, sobretudo aos seus filhos, nesta hora tão difícil." - Senador Douglas Cintra (PTB)

"Gostaria de me solidarizar com os familiares e amigos do deputado Manoel Santos. Homem combativo que sempre lutou em favor dos que mais precisam. Trabalhadores rurais e camponeses sempre tiveram suas vozes ecoadas por Manoel Santos." Prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB)

"Com imenso pesar​,​ recebi a informação sobre o falecimento do deputado estadual Manoel Santos. Trata-se de uma perda irreparável para nosso estado, principalmente, para milhares de trabalhadores do campo. A luta pelos agricultores sempre foi uma marca na trajetória política desse grande sertanejo, que não à toa ficou conhecido como Manoel da Contag, após dedicar anos em defesa da Confederação Nacional de Trabalhadores da Agricultura. Numa hora tão difícil como esta, faço questão de manifestar minha solidariedade à família e amigos de Manoel Santos e que Deus os conforte diante dessa perda tão dolorosa." Deputado estadual ​Miguel Coelho (PSB)

“Quero externar meus sentimentos à família do parlamentar Manoel Santos. Ele se definia como 'Um trabalhador a serviço das lutas'. Teve participação ativa no desenvolvimento de políticas rurais não só em Pernambuco, mas em todo Brasil. Ocupou lugar de destaque nas lutas trabalhadoras, defendendo sempre dias melhores para a agricultura familiar. O seu legado ficará eternizado em suas ações e, em cada avanço que as lutas tiverem, sempre vai haver um pouco do parlamentar, pai de família, avô e militante Manoel Santos”.  Deputado estadual Diogo Moraes (PSB)

COMENTÁRIOS dos leitores