Lava Jato: quase 70% dos brasileiros culpam Dilma e Lula

Pesquisa da CNT/MDA constatou que 69,2% consideram que a presidente Dilma é culpada pela corrupção na Petrobras e 65,0% apontam o ex-presidente Lula

por Giselly Santos ter, 21/07/2015 - 12:05
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Mais da metade da população acredita que a presidente não vai conseguir converter a corrupção no país Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Mais de 60% dos brasileiros consideram que a presidente Dilma Rousseff (PT) é culpada pela corrupção nos contratos da Petrobras que estão sendo investigados pela Operação Lava Jato. De acordo com um levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT)/Instituto MDA, 78,3% da população tem acompanhado ou ouviram falar das investigações que envolvem a Petrobras. Desses, 69,2% consideram que a presidente Dilma é culpada pela corrupção e 65,0% acham que o ex-presidente Lula (PT) é culpado.

Ainda em relação aos que acompanham ou já ouviram falar da operação investigada pela Polícia Federal, 40,4% consideram que o maior culpado na operação Lava Jato é o governo, seguido de partidos políticos com 34,4%, diretores ou funcionários da empresa com 14,2% e as construtoras 3,5%.

Indagados sobre as punições quanto às irregularidades operadas nos contratos da Petrobras, a CNT/MDA constatou que 67,1% não acreditam que os envolvidos em corrupção serão punidos. Quanto às denúncias sobre o caso, 86,8% consideram elas são prejudiciais para a economia do país e 52,5% acreditam que o governo federal não será capaz de combater a corrupção na estatal.

Além de avaliar a opinião dos brasileiros quanto a Operação Lava Jato e a corrupção no país, a pesquisa também aferiu a popularidade do governo da presidente Dilma e apresentou cenários possíveis para a eleição presidencial de 2018. O levantamento foi realizado de 12 a 16 de julho e foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores