Governo de PE ameniza fala de Joaquim Levy sobre o hub
Para a gestão estadual o posicionamento do ministro deve ser analisado com cautela. Na realidade ele se referia ao estado do Ceará se tornar um hub em voos no Nordeste
A disputa pelo hub da Latam (das empresas brasileira TAM e chilena LAN) ficou mais acalorada após o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, destacar as viabilidades dos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará em conquistar recursos para a ampliação dos seus aeroportos. Os dois estados concorrem com Pernambuco pela posse do empreendimento internacional. O ministro havia sido questionado no plenário da Câmara, em audiência nessa quarta-feira (14), sobre a relação entre a reforma do ICMS e a aprovação do projeto de repatriamento de recursos de brasileiros no exterior não declarados à Receita Federal.
"O dinheiro do ICMS pago no Ceará, vai ficar no Ceará. O Ceará, com o dinheiro das grandes fortunas, vai poder financiar infraestrutura, desenvolvimento, vai poder ajudar o novo aeroporto, que vai ser licitado, que vai ser uma concessão, que vai ser um verdadeiro hub do Nordeste. Isso vai trazer uma nova condição de vida não só para o Ceará, mas para todos os Estados do Nordeste, do Norte e também do Centro-Oeste", afirmou o ministro.
Em nota divulgada nesta quinta-feira (15), a secretaria de Turismo do estado pediu cautela dos pernambucanos ao interpretar a fala do ministro. Para a gestão o Governo Federal não está interferindo na escolha técnica da Latam. “O Governo de Pernambuco está atento a qualquer movimentação que possa influenciar no resultado da disputa. Confiamos na decisão técnica de um grupo como a Latam, que desde o início deixou claro que a escolha será feita exclusivamente diante de pesquisas e por motivações técnicas”, diz o texto.
No momento em que o ministro citou o Rio Grande do Norte e o Ceará, deputados federais de Pernambuco questionaram a afirmação do ministro que negou que o hub citado seria o da Latam. “Respondendo a questionamentos feitos por deputados em reunião da Câmara, o ministro Joaquim Levy acaba de dizer que o hub da TAM vai para Fortaleza por esforço do governo federal. Parabéns aos petistas pernambucanos. (...) Estamos de olho no resultado”, ironizou o deputado federal Daniel Coelho (PSDB) em publicação no Facebook.
O líder do PT no Senado, Humberto Costa, pontuou que a disseminação de que o ministro teria afirmado a escolha por Fortaleza foi mais uma demonstração de “má-fé da oposição”, que não trabalha pelo país e segue rezando pela cartilha do "quanto pior, melhor". "É baixo o jogo da oposição. Fica evidente que o governo não tem poder decisório sobre uma empresa privada e, se tivesse, não seria o ministro da Fazenda que teria o poder de tomar uma decisão como essa. O que quiseram foi, mais uma vez, tumultuar o ambiente para atingir o ministro Levy e, por tabela, atingir o governo", criticou Humberto.
A Latam deve anunciar o local que receberá o novo centro de voos nacionais e internacionais até o mês de dezembro.