Luiz Figueiredo e Alexandre Pimentel eleitos para o TRE-PE
Figueiredo obteve 37 votos e o juiz Alexandre Freire Pimentel, 38. A votação aconteceu, nesta segunda (12), no Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)
O desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo e o juiz Alexandre Freire Pimentel foram escolhidos para integrarem o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) no próximo biênio. A votação aconteceu, nesta segunda (12), no Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Figueiredo obteve 37 votos e o juiz Alexandre Freire Pimentel, 38.
No seu discurso, Luiz Carlos declarou que a responsabilidade foi redobrada com a confiança dos votos obtidos. “Espero não decepcionar os que votaram em mim e poder mostrar aos que não votaram, que eles contribuíram comigo também, ao me dar humildade e dar a certeza que ninguém é unânime”, disse.
As vagas surgiram em virtude do término do mandato do desembargador Alberto Nogueira Virgínio, que ocorreu no dia 11 de setembro, e do desembargador eleitoral, Paulo Victor Vasconcelos de Almeida, que acontecerá no dia 16.
No TJPE, Figueiredo comandava a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), que tem como principal finalidade melhorar a prestação jurisdicional na área da Infância e Juventude. Em 2014, o trabalho desenvolvido realizado pela CIJ foi reconhecido com a entrega do Selo Ouro da Infância e Juventude concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo já lecionou nas Faculdades de Direito de Olinda e de Recife, ministrando aulas sobre "Direito do Menor". É professor da cadeira Direito da Criança e do Adolescente na Escola Superior de Magistratura do Estado de Pernambuco, onde também lecionou Processo Civil. Também é autor de vários livros publicados e diversos artigos além de prêmios e distinções. Tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco no ano de 2005.
Já Alexandre Pimentel é pós-doutor pela Universidade de Salamanca (USAL- Espanha - Bolsista da CAPES-FUNDAÇÃO CAROLINA - 2011-2); mestre (1997) e doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). É professor adjunto de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (graduação, especialização e mestrado).