Transposição: Leitão dispara críticas contra Temer

“Ele não quer a paternidade, mas fica tirando foto na beira do Rio. Ele não pode querer a paternidade, pois não foi ele quem fez, ele foi contra”, frisou a deputada estadual

por Taciana Carvalho sex, 10/03/2017 - 18:31
Reprodução/Facebook Leitão também comentou a possível vinda de Lula, ainda este mês, ao estado Reprodução/Facebook

A polêmica envolvendo a “paternidade” da obra da Transposição do Rio São Francisco tem tido repercussão intensificada ao longo das últimas semanas, após o ex-presidente Lula publicar uma série de vídeos mostrando a chegada da água nas barragens dos municípios utilizando a hashtag #OSertãoVaiVirarMar. Nesta sexta (10), inclusive, o presidente Michel Temer (PMDB) chegou a dizer que tem somado esforços, nos poucos meses de governo, para que a obra pudesse chegar ao ponto em que se encontra. Ele também afirmou que não quer “a paternidade da obra” e que “ninguém poderia tê-la”. 

Em conversa com o LeiaJá, durante a Entrevista da Semana nesta sexta-feira (10), a deputada estadual Teresa Leitão (PT) comentou sobre a declaração do peemedebista. “Ele não quer a paternidade, mas fica tirando foto na beira do Rio. Ele não pode querer a paternidade, pois não foi ele quem fez, ele foi contra. Ele botou agora Teto de Gastos para a continuidade da obra, mas essa obra é irreversível e o povo precisa lutar por ela. O povo sabe que a obra é de Lula. Lá em Sertânia foi isso que todo mundo viu quando Humberto Costa [senador] foi lá”, cravou. 

A petista também não poupou críticas ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB). “Quando você vê Alckmin e o Cássio tirando fotos, às margens da Transposição, você vê que é muita cara de pau. Esse povo não tem o mínimo de vergonha porque eles foram contra a Transposição. Disseram que era jogar dinheiro fora, que não tinha necessidade disso. Alckmin gastou com a limpeza do Tietê, que não ficou todo limpo, o mesmo valor que se gastou em uma parcela da Transposição”, frisou.

Leitão também comentou a possível vinda de Lula, ainda este mês, ao estado. Ela, que está em Brasília participando de um evento para discutir a proposta da reforma da Previdência, contou que já foi definida a necessidade de organizar caravanas com pessoas de locais estratégicos da obra para reforçar o apoio ao ex-presidente.

“É necessário que Lula venha porque é isso que o povo, que está recebendo a água, quer. O pessoal quer reconhecer que essa obra pode vir a trazer de transformação na vida das pessoas. E quem foi o responsável por essa obra além do Governo de Lula e, depois, Dilma dando continuidade? Eu sou favorável que ele venha, acho positivo, o povo quer e merece”, defendeu a deputada. 

A parlamentar ainda falou que o povo está precisando acreditar que o Brasil tem jeito. “Os golpistas não vão conseguir acabar o país”, finalizou. 

Na semana passada, o senador Humberto Costa (PT) também subiu o tom ao falar sobre o assunto. Ele chegou a ressaltar que o povo não é besta. “E eles [Governo Temer] estão inaugurando. O governador de São Paulo, o homem que conseguiu a proeza de deixar São Paulo sem água, veio aqui para o Nordeste para inaugurar parte da transposição. O povo não é besta. É preciso ter muita cara de pau”, disparou. 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores