“Nós temos prendido muitos bandidos”, diz Lula Cabral

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho disse que a Guarda Municipal armada tem contribuído para diminuir a violência

por Taciana Carvalho ter, 25/07/2017 - 19:33
Thamires Ferreira Thamires Ferreira

A primeira cidade pernambucana que tem a permissão de ter uma Guarda Municipal Armada é a do Cabo de Santo Agostinho. Em entrevista concedida ao LeiaJá, nesta segunda-feira (25), Lula Cabral (PSB), prefeito do município, disse que após a permissão a categoria tem contribuído no sentido de diminuir a violência. “Nós temos prendido muitos bandidos no Cabo que vai para a cidade. A nossa guarda que anda armada, que tem poder de polícia, faz acontecer no Cabo”, afirmou. 

“Nós temos 100 guardas armados autorizados pela Polícia Federal. Guardas capacitados, que fizeram concurso público. São pessoas que estão ajudando muito a Polícia Militar. Desde que assumimos, em 2005, nós sabíamos que tínhamos um déficit muito grande na guarda municipal. Então, fizemos concursos para 220 homens. Exigimos, na época, que tivessem o segundo grau e fizemos um plano de cargo e carreira e aqueles que tivessem segundo grau e que se formassem em curso superior, eles iriam sendo promovidos e, com isso, obtivemos da PF a autorização para que nossa guarda pudesse andar armada, inclusive, o novo secretario de Segurança Pública ficou de ir na cidade para conhecer o nosso sistema”, contou. 

O prefeito disse que a violência na cidade “está muito grande”, mas acredita que até junho de 2018, os índices irão diminuir consideravelmente. “Tenho certeza disso. Mas a violência não é só no Cabo, é como um todo, mas nós temos feito a nossa parte”. 

Lula ainda ressalou que é necessário que todos ajudem as polícias Civil e Militar na questão da segurança pública. “O que resolve a questão da segurança é você gerar empregos, é você ter uma secretaria com programas sociais que detecte aquelas pessoas que estão desempregadas para poder capacitá-las para coloca-lás novamente no mercado de trabalho e buscar indústrias e empregos. É assim que nós estamos fazendo”, garantiu. 

COMENTÁRIOS dos leitores