Projeto quer que ricos paguem em universidades públicas

Projeto de lei em tramitação no Senado quer que alunos cuja renda familiar seja alta pague anuidade

por Taciana Carvalho sab, 05/08/2017 - 17:48
Francisco Emolo/Jornal da USP/Fotos Públicas Francisco Emolo/Jornal da USP/Fotos Públicas

Há quem acredite que os que possuem recursos financeiros têm mais possibilidades de ingressar em uma universidade pública tendo em vista ter mais condições de acesso a cursos de qualidade visando às disputadas vagas dessas instituições. Quem acredita nisso deverá torcer para que um projeto de lei do Senado que envolve o tema seja aprovado. 

O projeto nº 782/2015 estabelece que o estudante de instituição pública de ensino superior, cuja renda familiar seja superior a trinta salários mínimos, deverá pagar anuidade correspondente à média do custo per capita dos alunos matriculados no mesmo curso. 

A matéria, que foi debatida pela última vez na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, aguarda designação do relator. Na consulta pública disponível no site do Senado, onde qualquer cidadão pode opinar sobre o tema, no entanto, a maioria não concorda com o projeto: 11.393 são contra e 7.688 votaram a favor da proposta [última atualização].

O tema rendeu uma grande polêmica nas redes sociais. “Tem que cobrar de quem tem renda elevada sim porque as universidades públicas estão cheias de pessoas ricas que tiveram cursinho particular, enquanto os pobres devem se contentar com as particulares. As universidades públicas deveriam ser para quem não pode pagar uma particular. Deveria ser para aqueles que estudam em escola pública e não para filhinho de papai”, opinou um internauta. 

Já outro disse não concordar. “Eu penso que não se deve pagar nada, pois todos os contribuintes já pagam por ela. A universidade é pública, não é universidade para pobre ou baixa renda. Por ser pública, todos independente da renda, devem ter o mesmo tratamento”, justificou.

COMENTÁRIOS dos leitores