Jean comemora 5 anos da regulamentação do casamento gay

O deputado federal falou que a união homoafetiva permitiu reduzir um vácuo de dezenas de leis inacessíveis à população LGBT como questões previdenciárias

por Taciana Carvalho seg, 14/05/2018 - 19:30
Reprodução Reprodução

Após polemizar ao defender, no último sábado (12), o aborto “legal, seguro e gratuito”, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL) voltou a falar sobre um assunto que divide opiniões: o casamento homoafetivo. Nesta segunda-feira (14), o psolista comemorou a regulamentação da união gay em todo o país há exatamente cinco anos. 

“Essa vitória foi o resultado de um trabalho conjunto, do qual tenho muito orgulho. Em 6 de abril de 2013, protocolei, em parceria com o meu partido e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro (Arpen-RJ), um pedido formal para que o CNJ finalmente regulamentasse os procedimentos de habilitação direta de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, bem como das conversões de uniões estáveis em casamento”, explicou. 

Jean Wyllys disse que o casamento permitiu reduzir um vácuo de dezenas de leis inacessíveis à população LGBT como questões sucessórias e previdenciárias, por exemplo. “O casamento é um direito civil, ainda que alguns, desonestos, queiram confundir a opinião pública misturando aspectos religiosos e afirmando que a conquista deste direito afeta a liberdade de culto. Nossa luta é, também, contra a mentira”, ressaltou. 

Segundo o ex-BBB, dados de 2017 mostraram que a taxa de crescimento entre casais gays foram maiores do que uniões heterossexuais ao menos por dois anos consecutivos. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores