Humberto: Condenações de Lula precisam ser anuladas já
Senador defendeu o ex-presidente e acusou a Lava Jato de travestir uma organização criminosa para beneficiar Sergio Moro
Líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) afirmou, nesta segunda-feira (19), que as sentenças que condenam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisam ser anuladas o mais rápido possível. Para o petista, está “evidente” que a Lava Jato é uma organização criminosa.
“A cada dia, fica mais evidente que a Lava Jato travestia uma organização criminosa com propósito político claro: condenar Lula a qualquer custo para retirá-lo da disputa e deixar o caminho livre para Sérgio Moro operar projetos pessoais”, escreveu o senador em publicação no Twitter. “Essas condenações precisam ser anuladas já”, emendou.
A avaliação de Humberto surge ao mesmo tempo em que uma nova troca de mensagens vazadas a partir das conversas obtidas pelo site The Intercept Brasil apontam que a investigação fez consultas a dados da Receita Federal, sem autorização da Justiça, para respaldar investigações contra o ex-presidente e outros suspeitos de corrupção.
De acordo com as conversas, o procurador Deltan Dallagnol teria pedido que o auditor fiscal Roberto Leonel, que agora é presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), levantasse informações sobre o caseiro do sítio em Atibaia, sobre uma nora de Lula, sobre o patrimônio dos antigos donos do imóvel e sobre compras que a mulher do ex-presidente, Marisa Letícia, havia feito. Dallagnol disse que acusações eram falsas.