Mais de 400 entidades pedem impeachment de Bolsonaro

Documento foi protocolado pelo partidos de oposição nesta quinta (21), com o apoio de organizações como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

qui, 21/05/2020 - 18:13

Documento denuncia a participação do presidente em manifestações "antidemocráticas". (Chico Peixoto/LeiaJá Imagens)

Nesta quinta-feira (21), sete partidos de oposição protocolaram, na Câmara dos Deputados, o primeiro pedido coletivo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Assinado por mais de 400 personalidades, juristas e entidades, a exemplo do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o documento denuncia a participação de Bolsonaro em manifestações políticas de “índole antidemocrática e afrontosas à Constituição” e destaca a possível interferência de Bolsonaro na Polícia Federal, bem como seus pronunciamentos em contrariedade às recomendações do Ministério da Saúde.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta, a deputada Gleisi Hoffman, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), disse que o presidente não possui condições de coordenar a crise pela qual passa o Brasil. “Bolsonaro não tem condições humanas e políticas de presidir o país. Não consegue se colocar no lugar do outro, sentir a dor do outro”, declarou. O pedido de impeachment alega que o presidente ataca os governos estaduais e “ameaçou e constrangeu publicamente o STF”.

O abaixo assinado também argumenta que Bolsonaro demonstra “postura de caráter substancialmente atentatório ao bem-estar e à proteção da vida e da saúde de brasileiros e brasileiras, no sentido de perpetrar intencional sabotagem das cautelas sociais e medidas governamentais indispensáveis à contenção dos efeitos devastadores de uma catástrofe sanitária em pleno estágio de avanço”.

COMENTÁRIOS dos leitores