OAB irá acelerar pedido de impeachment de Bolsonaro

Tema vinha sendo tratado com cautela, mas depois da prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz na casa do advogado da família Bolsonaro, entidade quer celeridade no procedimento

seg, 22/06/2020 - 15:40
Marcelo Casall Jr/Agência Brasil OAB ouvirá suas 27 seccionais sobre o assunto. Marcelo Casall Jr/Agência Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai acelerar a elaboração do pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A entidade vinha tratando o tema com cautela, mas após a prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz na casa de Frederick Wassef, então advogado do senador Flávio Bolsonaro, resolveu agilizar o procedimento, que já vinha sendo examinado na comissão de estudos constitucionais.

Queiroz é acusado de comandar um esquema de rachadinhas no gabinete de Flávio Bolsonaro, na época em que ele ainda era deputado estadual do Rio de Janeiro. O Ministério Público Federal acredita que o filho do presidente recebeu R$ 400 mil de Adriano Magalhães da Nóbrega, morto em fevereiro, que era chefe da milícia e grupo de extermínio Escritório do Crime, uma das mais perigosas do Rio.

Para concluir o pedido, a OAB ouvirá suas 27 seccionais, no mesmo sistema de consulta operado na elaboração do pedido de afastamento do ex-presidente Michel Temer, em 2017. Por fim, caberá ao plenário do conselho federal, composto por 81 membros- três de cada unidade federativa. A data da deliberação ainda é incerta, mas deve ocorrer em agosto, quando se espera que a pandemia da Covid-19 estará mais controlada.

COMENTÁRIOS dos leitores