Novo protesto contra Bolsonaro é marcado para 19 de junho

A principal pauta das manifestações é o impeachment de Jair Bolsonaro

qua, 02/06/2021 - 14:43
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo No Recife, última manifestação seguia pacífica até a atuação da Polícia Militar Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Os próximos protestos de rua contra o governo Jair Bolsonaro (sem partido) foram marcados para o próximo 19 de junho. Segundo a articulação Povo na Rua, a assembleia que definiu a nova data contou com a participação de mais de sete mil pessoas.

A principal pauta das manifestações é o impeachment de Bolsonaro. Os participantes criticam o descaso na pandemia e o atraso para a vacinação. 

"Nós vamos seguir nas ruas para poder interromper esse governo da morte", diz Guilherme Boulos, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e da Frente Povo Sem Medo. Ele ressalta que os manifestantes devem seguir os protocolos sanitários, com uso de máscaras e mantendo distanciamento social.

O Partido dos Trabalhadores (PT) também divulgou a nova data de mobilização nas redes sociais. "No dia 19 de junho, vamos intensificar a nossa mobilização e tomar as ruas do país", diz a publicação. 

A articulação Fora Bolsonaro, que tem encabeçado os protestos, conta com partidos de esquerda, entidades estudantis, centrais sindicais, movimentos sociais e coletivos.

Os protestos mais recentes foram realizados no último sábado (29). No Recife, a manifestação seguia pacífica até a atuação da Polícia Militar (PM). O Batalhão de Choque usou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. Duas pessoas que não participavam do ato perderam a visão de um dos olhos. Com a repercussão negativa, o comandante da Polícia Militar de Pernambuco pediu exoneração do cargo.

COMENTÁRIOS dos leitores