FAB nega perseguição política a militares filiados ao PT
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), 221 integrantes estão sendo investigados por envolvimento com 26 legendas
Após ser revelada uma investigação contra três militares filiados ao PT, a Força Aérea Brasileira (FAB) se pronunciou, garantindo que não há direcionamento específico ao partido e que 221 integrantes são investigados por envolvimento com 26 legendas.
A instituição lembrou que o art. 143, § 3º, inciso V, da Constituição Federal veda a filiação de militares ativos a partidos políticos.
“Com objetivo de orientar e fazer cumprir o dispositivo legal supracitado, independentemente de partido político, a Força Aérea Brasileira realiza levantamentos periódicos no âmbito de seu efetivo. Os dados sobre filiação político-partidária de qualquer cidadão são informações disponíveis para consulta mediante número do título de eleitor", esclareceu.
Ainda mais militares em partidos em 2020
A FAB ressalta que o índice foi maior em 2020. No ano passado, 908 filiações - equivalente a 1,3% do seu efetivo - em 29 legendas foram identificados para a abertura de Procedimento de Apuração e Transgressão Disciplinar.
O LeiaJá solicitou o prazo para o desfecho da investigação que corre em sigilo, mas o comunicado não discriminou o período.