Gabriel Monteiro ganha mais seguidores do que perde
Desde as primeiras denúncias o vereador já ganhou mais de 150 mil seguidores
Depois do surgimento das primeiras denúncias de assédio sexual e moral do vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro (PL), em 27 de março, os seus seguidores aumentaram. Um levantamento feito pela consultoria Bites para o jornal O Globo mostrou que, enquanto 9,7 mil pessoas deixaram de segui-lo, 245 mil passaram a acompanhar o parlamentar na rede social.
Diferente do que aconteceu com o deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val (União Brasil), conhecido como Mamãe Falei, que perdeu seguidores nas redes após divulgação dos áudios vazados com comentários sexistas e misóginos sobre refugiadas ucranianas, o vereador Gabriel Monteiro ganhou seguidores mais do que perdeu.
O levantamento aponta que ele ganhou 130 mil seguidores no Instagram, 50 mil no YouTube e 44,6 mil curtidas na página do Facebook, além de 21 mil seguidores no Twitter.
Ao blog da Malu Gaspar, do O Globo, o consultor Manoel Fernandes, da Bites, afirmou que o caso do vereador é um fenômeno que precisa ser estudado. “Em 15 anos de experiência nunca vimos algo parecido. A curva de crescimento do Gabriel Monteiro nas redes é constante e não foi afetada pela divulgação da reportagem”.
O especialista explicou que a forma como Gabriel enfrentou as acusações fez diferença. “O que ele está fazendo é abordar o tema de frente e com bastante frequência em seu canal no YouTube. Isso talvez seja um indício de que ele está contornando as denúncias criando a sua própria narrativa nas redes sociais. É possível que seus seguidores só estejam vendo seus próprios vídeos e não as denúncias”, contou.
Por sua vez, ao invés de combater as denúncias, Arthur do Val assumiu as declarações e perdeu 60 mil seguidores em cinco dias.
Fernandes afirmou que o canal de Gabriel no YouTube tem mais de um bilhão de visualizações. A quantidade é considerada alta até para influenciadores digitais que fazem sucesso na internet.
Antes da primeira denúncia, o vereador Gabriel Monteiro já era o político mais popular nas redes depois de Bolsonaro, com 18.095.302 seguidores, mais do que qualquer governador, prefeito, deputado ou vereador. Ele divulgou cinco vídeos se defendendo desde as primeiras denúncias, e exibe edições feitas pela sua equipe sugerindo que ele seria inocente e que é perseguido pela mídia e ameaçado por máfias.