Bolsonaro exalta PT mesmo sem a presença de Lula no debate
O presidente da República falou de Lula e do PT em todas as respostas durante o debate
Durante o debate presidencial da CNN para o segundo turno das eleições presidenciais realizado nesta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL), fez questão de colocar o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores no centro das suas colocações e mencioná-los em todas as respostas dadas na ocasião. O petista, no entanto, não pôde participar do debate por incompatibilidade na sua agenda.
Sobre um possível apoio ou pedido de impeachment dos ministros no Senado, Bolsonaro falou que o PT “não tem qualquer zelo com a liberdade”. “O que pesa é o Alexandre de Moraes ter tomado, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), medidas restritivas. Agora, no tocante à Jovem Pan, ele foi provocado pelo PT. A preocupação maior antes até do que o TSE, tem que ser com o Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou Bolsonaro, que mencionou sobre uma fake de que o TSE concedeu ao PT o fechamento da rádio quando, na verdade, a concessão do TSE foi para o espaço de direito de resposta de Lula na rádio.
Questionado sobre equidade racial, Bolsonaro destacou não ser racista por ter salvado a vida de um soldado do Exército Brasileiro em 1978, que era negro: “se eu fosse racista ou não me preocupasse com os negros, teria deixado ele morrer afogado”. Ele ainda chegou a apontar que o Partido dos Trabalhadores prega pautas que afastam as pessoas. “O nosso governo procura atender a todo mundo, o que se afasta da pauta de nós contra eles, aquilo o que o PT pregou no Brasil: Brancos e negros; homossexuais e heterossexuais; nordestinos e sulistas; patrões e empregados”.
Além destas, ele mencionou Lula e a sigla nas perguntas sobre o Auxílio Brasil, pilares do seu plano econômico, acabar com a reeleição, promessas feitas e não cumpridas, dentre outros temas.